O conceito de competência é definido e interpretado de múltiplas formas, quer entre campos científicos diferentes, quer mesmo dentro de um único desses campos. Defende‑se no presente artigo que há a necessidade de forjarmos uma aceção especializada de “competência” em educação e em formação de professores, em torno da qual os investigadores possam convergir e que contribua para intervenções mais consistentes dos profissionais. A construção e o desenvolvimento das competências dos professores no contexto dos atuais programas portugueses de formação são discutidos e é defendida a ideia de que, mais do que da estrutura desses programas, importa cuidar do modelo ou modelos que os inspiram e das estratégias que são postas em marcha.
You may also like
Projecto ‘MILAGRE APRENDER+’ é uma aposta da Câmara Municipal de Braga, que surge de uma parceria com a Universidade do Algarve. A [...]
Automação de processos, otimização de conteúdos, qualificação de potenciais clientes e uso de chatbots para insights valiosos são alguns exemplos A inteligência [...]
É importante preencher as lacunas das competências necessárias para ser efetivo no mercado de trabalho. É vital que as empresas fomentem condições [...]
O conceito de competência tem evoluído ao longo dos anos, tendo entretanto assumido uma formulação consensual nos países que implementaram a nova […]