5 erros comuns que envolvem dados e marketing

Com o crescimento do interesse pela área de dados, há incidência de equívocos por conta da desestruturação no momento de análise.

5 erros comuns que envolvem dados e marketing

O marketing digital se consagra como estratégia de negócio. E é através do volume de dados que o universo digital traz, que podemos compreender melhor diversas informações acerca de um determinado empreendimento. Por meio da estratégia de dados, é possível entender questões voltadas à audiência, o público do negócio e até mesmo o destino dos cliques. O planejamento de marketing atrelado a métricas específicas é necessário para a geração de valor, tangibilizando os resultados obtidos pelas ações.

Muitas pessoas se aventuram no universo dos dados com pouco ou nenhum conhecimento e a tática acaba tornando-se motivo de erros que podem direcionar o negócio para caminhos equivocados. Isso ocorre porque apenas a obtenção dos dados não é objetiva, as métricas precisam fazer parte de um escopo maior, acompanhando os objetivos, estágios e os modelos de negócios nos quais se aplicam. Por isso, citamos os 5 erros mais comuns envolvendo este processo no marketing, como forma de guiar profissionais da área.

1. Visualização de dados de forma desestruturada

Para o profissional de marketing, é comum possuir várias fontes de dados. Ferramentas como Google Analytics, que traz os dados de acesso e comportamento de sites e aplicativos, Google AdWords, Facebook Ads, Tiktok Ads, entre outras que trazem dados de campanhas disponíveis dentro das plataformas, além de CRM, monitoramento de redes sociais, etc, fazem parte da rotina de análise de dados deste profissional.

A partir das mais diversas informações, começa o surgimento de múltiplos dashboards e múltiplos dados dispersos que podem induzir ao erro, pois muitas vezes esses dados não conversam necessariamente entre si ou não se complementam.

Outra ocorrência comum, é a de plataformas diferentes apresentarem dados diversos sobre o mesmo tópico. As pessoas têm pouca clareza sobre quais informações querem tirar do dado e quais perguntas querem responder. Por isso, é comum que profissionais de negócios acumulem dados, o que não significa ter análises estruturadas e que realmente geram insights relevantes.

2. Não incorporar dados no processo criativo

Ao deixar os dados somente para os analistas especializados e não compartilhar essas informações com todo o time que está construindo anúncios e a jornada de consumo do cliente também pode haver erros. A partir dessa centralização de dados, existe a possibilidade de que seus anúncios sejam vistos, mas não compreendidos, por exemplo. Isso ocorre por conta da falta de compartilhamento e otimização de dados com as demais equipes, principalmente times criativos que estão à frente de design, redação e comunicação.

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