Marketing digital: como funciona e tendências para 2022

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As demandas de marketing digital têm crescido muito nos últimos anos, por isso, é preciso estar atento às tendências desse mercado e escolher as melhores estratégias para o crescimento da sua empresa. Esse é o tema que o cofundador da RD Station, André Siqueira, trouxe em uma conversa no PodCast Papo Raiz.

Se você trabalha com inbound marketing ou com ferramentas de crescimento de um negócio/startup e vendas online, já deve ter ouvido falar da Resultados Digitais, empresa fundada em 2010 e que é uma das grandes referências brasileiras no cenário de marketing digital.

E é com foco nas ações desenvolvidas pela RD Station e de modo a guiar empresas que estão surgindo nesse novo mundo, que o empresário André Siqueira aproveitou a participação no Papo Raiz para dar algumas dicas de marketing digital e também revelar quais são as metodologias que definem essa área que gera resultados concretos em vendas, aquisição de clientes, receita e crescimento de empreendimentos atualmente.

“O maior motivo para uma startup não dar certo ou fechar não é porque não consegue desenvolver um produto ou não consegue fazer o que estava em mente, mas sim porque não consegue vender esse produto”, afirmou Siqueira.

O diretor da unidade RD Station explicou que muitas vezes os empreendedores têm ideias incríveis, mas que não cabem ou acabam não sendo bons produtos de venda para o mercado em que se aplicam. Para resolver esse problema, ele orienta que as startups apostem em ações pontuais e com um bom planejamento, além de ter conhecimento a respeito do cliente para que o marketing digital dessa instituição faça sucesso.

Após apresentar alguns percalços e experiências bem-sucedidas da RD Station, Siqueira destacou os conceitos que fundamentam a máquina de aquisição de clientes, os caminhos para que uma empresa se consolide e as estratégias para que os empreendedores façam a aplicação certeira do marketing digital.
O que é marketing digital?

Marketing digital nada mais é do que informações e estratégias feitas em plataformas digitais e que contribuem para o crescimento de uma empresa e venda de um produto. Foi por volta de 1990 que o marketing digital surgiu e, através da tecnologia, começou a ser utilizado por empreendedores para a promoção de negócios nos mais diferentes ramos.

A ideia mudou o conceito de como lidar com o processo de vendas online, bem como o relacionamento entre empresas e clientes e com o passar dos anos, o marketing digital ganhou destaque reforçando a oportunidade de um negócio se consolidar no ambiente virtual. Mas, é preciso que os colaboradores de uma empresa saibam o melhor processo a ser colocado em prática para garantir uma audiência online relevante.

E essa foi uma das pautas que o cofundador da RD Station trouxe no decorrer da conversa no Papo Raiz. Segundo ele, um dos erros mais comuns de muitos empreendedores é que eles “querem falar e entender de marketing sem estudar, sem se aprofundar no assunto” e isso acaba causando alguns efeitos que não são positivos para uma empresa. Para que isso não aconteça, Siqueira esclareceu que é preciso que estes profissionais tenham em mente cinco pilares para fazer uma empresa crescer, que são: atração, conversão, construir um canal de relacionamento, vendas e análise de resultados.

A ideia é que seguindo esses pilares do marketing digital, o empreendedor não caia no erro de pensar que por sua empresa ser bem desenvolvida, não vai precisar ter uma rotina de planejamento e fazer uma constante pesquisa de mercado para se manter sempre no topo de buscas dos consumidores já fidelizados e dos que estão por vir.

“Se eu não tiver uma qualidade artística e criativa, eu não sou diferente”. (André Siqueira)

Preço – as estratégias de precificação de um produto ou serviço digital causam muitas incertezas, pois é preciso considerar os aspectos internos e externos de uma empresa. Para ficar mais fácil definir um preço online é recomendado que os administradores do negócio entendam se o preço é atrativo ao público; comparar os preços com a concorrência; alinhar os objetivos da empresa e saber quais serão os gastos que envolvem todos os componentes do empreendimento.
Praça – esse conceito nada mais é do que o local onde um produto ou serviço é colocado para ser vendido. Para ter uma boa praça é necessário saber onde o público-alvo se encontra e verificar a concorrência.
Promoção – tem a ver com a forma como o produto será comercializado. Conheça as necessidades do público-alvo e foque nisso para desenvolver uma boa promoção.

Vantagens de investir em marketing digital

Investir em marketing digital é sinônimo de resultados efetivos, seja observando a fidelização e aquisição de clientes, seja fortalecendo a autoridade de uma marca no ambiente virtual. Para Siqueira, esse investimento deve estar focado em inteligência de vendas e capacitação profissional, pois é o que vai garantir a consolidação online de qualquer tipo de empresa, tornando-a uma máquina eficiente de atração de clientes.

O André ainda afirma que definir bem a equipe e organizar as tarefas, de acordo com as qualificações de cada profissional, é o que também vai ajudar a empresa a atingir os objetivos estipulados, além de ter excelência na entrega dos produtos ou serviços. Para exemplificar, ele comentou sobre um dos valores seguidos pelo modelo de negócios da RD Station. “A gente sempre acreditou muito que um dos grandes pilares para sustentar a empresa é ter gente muito boa no que faz”, disse.
E como começar no marketing digital?

Pesquisa/benchmarking – para que uma empresa prospere é preciso ter um parâmetro de referências do que já tem no setor em que ela pretende se instalar e aderir à técnicas que fizeram sucesso, mas isso só é possível a partir de uma análise profunda do mercado.
Planejamento/cronograma – como pontuou André Siqueira, ter um bom planejamento é o primeiro passo para que um negócio se desenvolva da melhor forma. É com ações bem estabelecidas que uma empresa vai conseguir atingir os objetivos que tinha colocado no papel.
Produção – é o momento de produzir um serviço ou produto e planejar como este será distribuído para determinado público-alvo.
Publicação – é o momento em que a empresa coloca seu produto ou serviço à disposição do cliente.
Consistência – é a capacidade que uma empresa tem de manter sua credibilidade com o consumidor a partir de um bom nível estratégico.
Divulgar – ações e campanhas para que um produto ou serviço se estabeleça no ambiente online e seja visualizado e adquirido por consumidores.
Personalização – é uma prática que vai atrair clientes, aumentando a conversão e vendas de um negócio a partir do marketing digital.
Análise e métricas – trata-se da coleta de dados que vai indicar quais os resultados obtidos por um negócio a partir das ações de marketing digital que foram desenvolvidas.

Tendências do marketing digital para 2022

Utilizar do marketing digital é estar aberto e apto às mudanças que surgem conforme a tecnologia se reinventa. Pensando nas tendências dessa área para 2022, André Siqueira ressaltou que as equipes envolvidas com o marketing digital devem ter uma relação mais profunda com os processos para gestão de negócios, entendendo o mercado em que estão inseridas, sabendo usufruir das plataformas online de uma forma inovadora, para assim, fortalecer a comunicação com seus clientes.

Entre as tendências mais em alta atualmente quando se fala em marketing digital estão: as experiências híbridas para a troca de conhecimentos sobre a área; a otimização de sites para ferramenta de busca (SEO); métricas e análises mais aprofundadas; união mais efetiva de marketing e vendas online; Social Selling (uso de redes sociais para aumentar a interação com clientes e vender produtos); e a produção de conteúdos e serviços mais duradouros, personalizados e interativos, que chamem a atenção dos consumidores.

“Estamos em um momento de encontro do marketing atual com o marketing do passado e é essa convergência que chegará ao marketing do futuro”. (Cofundador da RD Station, André Siqueira)

Qual é a melhor estratégia de marketing digital?

Para que uma empresa seja bem-sucedida, o cofundador da RD Station concluiu a sua participação no Papo Raiz ressaltando que a melhor estratégia de marketing digital é primeiramente ter uma base forte e saber como resolver um problema que seja real. A partir disso, o empreendimento precisa criar um produto ou serviço que se adéque às necessidades do consumidor, além de melhorar constantemente a experiência desse cliente com aquilo que está sendo ofertado através de métodos e uso de ferramentas digitais, pois é isso que também vai gerar alta retenção para o negócio, ou seja, uma renda resultante das vendas online.

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