Um diálogo sobre o ensino e a aprendizagem em avaliação psicológica: a formação em foco

A avaliação psicológica está inserida na prática profissional do psicólogo em diversas áreas de atuação, e somente este profissional pode realizar este trabalho utilizando de técnicas e instrumentos psicológicos. No entanto, a avaliação psicológica vem sofrendo críticas nos últimos anos, tanto dos próprios psicólogos como de vários setores da sociedade. Diversos autores dedicados ao campo apontam que a formação encontra-se deficitária e os profissionais estão saindo das faculdades sem conhecimentos suficientes para atuar no mercado de trabalho. Tendo isso posto, a temática central deste trabalho refere-se a uma pesquisa realizada em Belo Horizonte/MG, com doze docentes da avaliação psicológica de nove faculdades desta capital. Buscou-se investigar o posicionamento dos docentes, quanto ao ensino da avaliação psicológica, aprendizagem dos conteúdos e a formação dos estudantes de Psicologia neste campo. A pesquisa evidenciou, entre outros aspectos, que na opinião da maior parte dos docentes a formação atualmente oferecida é uma formação básica e que necessita de um investimento posterior por parte desse profissional que se interesse pela avaliação psicológica.

FONTE: Natália de Oliveira Viana

Ler mais

Partilhar