SEO: como funciona?

Otimização SEO é uma estratégia avançada de marketing digital com foco no aumento de visibilidade e na divulgação de sites, lojas online, blogs e portais, através da potencialização de palavras-chave relacionadas com buscas feitas no Google sobre os produtos, serviços ou informações apresentadas no seu website.⁣

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SEO: como funciona?

Na prática, através das técnicas de SEO conseguimos aumentar de forma crescente o número de pessoas que visitam o seu site (pessoas reais que estão realmente interessadas no que você apresenta no site) e tomam conhecimento da existência do seu negócio.

Como consequência, conseguimos obter um aumento no número de clientes e das vendas, incluindo ligações por telefone e visitas reais, caso o seu projeto não seja apenas online.⁣

O serviço de otimização SEO e suas técnicas diversas possibilitam melhorar a posição que o seu site aparece nos sites de pesquisa, como Google, Bing, Yahoo e outros, colocando o seu negócio na frente da sua concorrência.⁣

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SEO por etapas: conheça as principais.

1. SEO On-Page:

Otimizações realizadas em cada página do site, com intuito de melhorar a navegação e a visibilidade nos resultados de buscas.

São melhorias de títulos, textos, imagens, layout e outros elementos que impactam directamente na experiência do utilizador e na qualidade de uma página para os mecanismos de busca, como o Google.

2. SEO Técnico:

Otimizações e correcções realizadas no servidor e no site com intuito de melhorar a performance, a velocidade e a segurança do projecto.

As optimizações de SEO técnicas são quase sempre ignoradas por todas as agências e freelancers, que entregam sites “bonitos” porém cheios de erros invisíveis ao utilizador comum. Muitas delas nem sabem que estão cometendo tais erros.

Os erros técnicos e de performance são, muitas vezes, responsáveis por fazer o seu site “sumir” dos resultados de buscas. Afinal, o Google não gosta de sites mal feitos, lentos e com programação suja.

3. Marketing de Conteúdo com foco SEO:

Conhecemos o marketing de conteúdo como um planeamento de textos para serem exibidos em seu site. Quando alinhamos o conteúdo com as estratégias de SEO, conseguimos transformar simples textos em verdadeiras páginas de vendas, com potencial e relevância para aparecerem no topo dos resultados do Google.

4. SEO Off-Page & Link Building

Estratégias realizadas fora do ambiente do site, que envolvem diversas ações em outros sites e blogs parceiros, influencers, sites de directórios de empresas, redes sociais, entre diversos outros canais externos que podem ser utilizados para potencializar a visibilidade do seu projeto online e offline.

Essas são apenas algumas das diversas etapas de um projeto de SEO, algumas pontuais, outras que precisam ser realizadas de forma constante para aumentar os resultados.

Glossário do SEO:

Vamos agora explicar outros termos importantes relacionados com SEO.

O que é palavra-chave?

Palavra-chave em SEO, nada mais é do que uma palavra ou uma frase muito importante relacionada a um negócio, produto ou serviço. Também podemos descrever palavra-chave como aquele texto que o utilizador escreve na busca do Google. Veja o exemplo prático abaixo:

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Para chegar neste artigo sobre SEO que está a ler, vamos supor que procurou no Google pelo seguinte: “o que é seo“. Esse termo “o que é seo” é uma palavra-chave, também chamado de termo-chave ou frase-chave, pois é composto por mais de uma palavra. Portanto, uma palavra-chave pode ser tanto uma única palavra quanto um conjunto de palavras.

Mais um exemplo de SEO em Portugal a utilizar palavra-chave: Pizza

Vamos supor que quer comer uma pizza e que mora em Coimbra. Você abre o site do Google e escreve “pizzarias coimbra“, certo?

“pizzarias coimbra” é um palavra-chave, que gera como resultado no Google uma lista de diversos restaurantes que fazem pizza na cidade de Coimbra.

Ainda nesse exemplo, vamos supor que não come carne, mas adora pizzas… Qual seria a palavra-chave que iria colocar no Google para encontrar a pizza dos seus sonhos? Se pensou em “pizzaria vegan coimbra” ou “pizza vegetariana coimbra”, acertou!

Ok, mas como essa lista de resultados aparece ali? Quem define a ordem? Por que a Mr. Pizza aparece nos primeiros resultados e várias outras pizzarias de excelência em Coimbra não aparecem? Bom, é tudo culpa da utilização das estratégias de SEO (ou da falta delas)…

Nesse exemplo sobre pizzarias, ainda mais específico pela geo-localização, o responsável pelo sucesso é uma sub-estratégia do serviço de SEO que chamamos de “SEO Local”, pois a palavra-chave possui um indicativo de localização (coimbra) e podemosa, assim, potencializar os resultados locais. Mas isso já é tema para outro artigo…

Pronto, entendemos o que é palavra-chave! Vamos agora perceber o que é o tráfego orgânico e qual é a sua relação com o SEO.

O que é tráfego? + Tipos

Tráfego é o nome técnico que damos para os visitantes de um site. Desse modo, o tráfego diário de um site, significa o número de utilizadores que entraram no seu site em um dia. Da mesma forma, o tráfego mensal de um site, significa a quantidade de visitantes que entraram no site naquele mês. Fácil perceber, certo?

Tráfego orgânico no SEO: o que significa?

Bom, existem diversos tipos de tráfego que falaremos mais abaixo, mas quando falamos em tráfego orgânico estamos a falar apenas do tráfego que um site recebe a partir de sites de busca, como o Google, o Yahoo, o Bing, entre outros.

Os sites citados acima são categorizados na internet como “sites de busca” ou “mecanismos de busca”, pois são sites que os utilizadores utilizam para fazer buscas e achar outros sites.

Assim, quando utilizadores fazem buscas no Google e acabam por descobrir e entrar em seu website, eles estão a gerar tráfego orgânico. Esse é o tráfego mais importante utilizado como KPI de um projeto de otimização SEO.

Quais são os outros tipos de tráfego?

Como dito antes, existem diversos tipos de tráfego que geram visitas para o seu site. Os mais comuns e conhecidos são:

  • Tráfego de Referência: acontece quando alguém entra no seu site através de um clique feito em outro site (excluindo os cliques em sites de busca). Por exemplo, se um blog fala sobre seu produto, serviço ou empresa, e coloca um link para o seu site, esse é um link que faz referência ao seu site, portanto, gera um tráfego de referência.
  • Tráfego Pago: é o tráfego gerado a partir de anúncios online, Anúncios do Google Adwords, por exemplo. Simples como o nome diz, acontece quando alguém clica em um anúncio de texto ou um banner publicitário e, ao clicar, chega até o seu site. Ao “ganhar” esse visitante em seu site, você tem que pagar pelo clique que foi dado no canal de divulgação do anúncio.
  • Tráfego Social: pessoas que chegaram até o seu site através do Facebook, Instagram ou qualquer outra rede social são consideradas “tráfego social”.
  • Tráfego Directo: se alguém sabe qual é o endereço do seu site e digitar direto no Internet Explorer, sem passar por nenhum “site de busca”, será considerada um tráfego directo. Acontece muito quando entregamos um cartão de visitas ou folheto onde tem o endereço do site escrito (exemplo: www.thekeyseo.com) e a pessoa escreve esse endereço direto no navegador.
  • Tráfego por E-mail: como o próprio nome diz, é o tráfego gerado a partir de cliques em um e-mail. Sabe quando recebe aquelas newsletters de lojas online com produtos e clica para ver a promoção? Ao clicar, você está a gerar um tráfego por e-mail.
  • E ainda tem mais…

Neste momento, não vamos explicar cada um dos tipos de tráfego de forma detalhada, pois eles não importam para você perceber o que é SEO…

Mas é bom saber que o SEO está relacionado com estratégias feitas para todos os tipos de tráfego e não apenas o tráfego orgânico, como dizem por aí.

E o que são conversões?

Para simplificar, Conversão ou Goal é o nome dado a um objetivo realizado por um utilizador, que entra em seu site e faz alguma ação que já era suposto ser feita, por parte de quem planeou a estratégia de marketing do site.

Por exemplo, eu sou um Consultor SEO e realizo serviços de otimização de sites. O meu objectivo comercial é que um utilizador entre aqui em nosso site, leia um texto explicativo como este, se interesse pelos serviços de SEO e depois preencha o formulário de contacto ou ligue para meu telemóvel solicitando um orçamento.

Bom, acima eu acabei de definir duas metas:

  • preencher o formulário de contacto
  • ligar para o meu telemóvel

Se um utilizador realiza qualquer uma das metas, ele se torna uma conversão.

Em outras palavras, o simples visitante do website foi convertido em um potencial-cliente.

Outro exemplo simples de conversão existe nas lojas online, que vendem diversos produtos através de pagamentos online multibanco, referência e outros.

O meta da loja online é vender um produto.

Se um visitante entrar na loja online, ler sobre o produto, gostar do produto e realizar a compra, ele se transforma em uma conversão, pois foi convertido de visitante para cliente.

Pronto, já consegue perceber melhor o que é SEO?

Voltando a minha explicação inicial, agora que já conhece outros termos relacionados com SEO, podemos dizer que SEO é uma estratégia avançada de marketing para divulgar o seu site online ou o seu negócio físico na internet, através da potencialização de palavras-chave (palavras relacionadas ao seu negócio, produto ou serviço).

Como resultado das estratégias de um serviço de SEO, o seu site irá subir posições no Google (ou em qualquer outro site de busca similar), passará a aparecer no topo dos resultados, ultrapassando a concorrência, gerando mais tráfego e mais conversões, ou seja, transformando visitantes em clientes reais ou vendas

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