Sabe aquele clique dado na primeira página do Google ao encontrar algo relevante para você? É consequência de um conjunto de processos e de pessoas que tornam as buscas mais otimizadas, criando experiências mais rápidas e objetivas.
Essa atividade se chama SEO, e sua sigla significa Search Engine Optimization. Definindo de forma simplificada, é um conjunto de boas práticas realizadas para otimizar e posicionar sites de forma orgânica.
Com um crescimento no e-commerce brasileiro de 27% no último ano, a procura de estratégias eficientes aumentou. Dentre elas, o SEO. E, para uma demanda tão grande em serviços, são necessários profissionais qualificados.
Neste conteúdo, candidatos e contratantes ficarão por dentro dos critérios para seleção de um profissional SEO, quais são as diversas áreas de atuação dentro do campo, como deve ser o perfil de um profissional de SEO e de quais maneiras ele pode revolucionar a empresa em que atua! Confira!
Contratar ou ser contratado?
O título deste artigo pode ter te deixado confuso a respeito do que vai encontrar durante a leitura. Se você veio em busca de dicas para o momento de contratar um profissional de SEO, tenho o que você precisa. E se você veio em busca de dicas de qualificação? Também!
Afinal, contratantes e candidatos estão inseridos num mesmo ecossistema. É natural e saudável para o mercado que estejam alinhados sobre o funcionamento da área.
Como funciona a remuneração de um profissional de SEO?
Há algumas preocupações compartilhadas entre contratantes e candidatos, como preço do serviço e expectativas sobre a atuação na área. Para começar, vamos tratar delas!
Trabalho de qualidade requer reconhecimento e tem um valor significativo. Por isso, como recrutador, é importante ter em conta uma faixa salarial que não seja abaixo do valor de mercado para que condiga com o que você espera na entrega.
Um profissional com expertise com certeza já depositou muito tempo e energia em formações, outros trabalhos e tem seus gastos internos com ferramentas e formações extracurriculares.
Já para quem quer ser contratado, é importante analisar que tipos de expectativas o contratante tem para que você possa estabelecer um preço. Uma dica tanto para você quanto para profissionais de qualquer outra profissão é: sempre agregue valor ao seu trabalho – preferencialmente de forma prática – para que você possa ter a autoridade de cobrar um valor proporcional a ele, sempre sendo muito justo e ético.
Alinhar as expectativas e definir o que você precisa podem ser o ultimato para a tomada de decisão. E um especialista pode te ajudar a descobrir quando é o momento certo de investir em SEO.
O que analisar no momento da contratação?
Quando for o momento de escolher o responsável pelo manejo do SEO em seu e-commerce, leve em conta o know how e as qualificações como prioridade – e, claro, um perfil que se encaixe aos valores da empresa. A soma desses três principais fatores resultam em uma pessoa compatível com a empresa e que é capaz de gerir uma equipe voltada para o SEO estrategicamente.
Know How
A experiência é algo de suma importância, e conter uma bagagem com recursos que possam auxiliar no momento de aplicar o SEO também.
Se você ainda não é um profissional experiente, hoje é possível se qualificar através de cursos e formações para inserir-se nesse mercado inovador com maior desenvoltura.
Com o isolamento social, o home office e a incerteza financeira, boa parte da população buscou um segundo emprego ou diretamente uma transição de carreira, recorrendo ao mundo digital. Se a quarta revolução industrial chegou mais rápido do que se esperava, foi por conta dessa soma de fatores.
Aos contratantes, vale avaliar as experiências profissionais anteriores do candidato e, se possível, buscar indicações de figuras relevantes da área.
Qualificação
Geralmente, os profissionais do meio são graduados e/ou têm um vasto conhecimento em comunicação, publicidade, marketing digital e áreas afins. É muito importante ter habilidades de escrita e consciência de princípios da comunicação para a realização de conteúdos relevantes e de interesse do usuário.
Mas isso não quer dizer que um engenheiro de produção ou uma pessoa da área da saúde não possa emergir no mundo do SEO. Basta uma maior disposição! O SEO é um campo profissional repleto de ferramentas para aprender.
Quais são as diferentes especialidades dentro do SEO?
São muitas pessoas inseridas no meio. Para explicar de forma didática, dividi alguns processos importantes baseados nos três pilares do SEO: SEO On Page, SEO Off Page, UX.
On Page
Todos os processos que acontecem dentro da página.
- SEO de conteúdo
Os responsáveis do conteúdo devem sempre estar ligados à empresa, até porque precisam trabalhar de forma estratégica para atingir seu público através de palavras-chave, pautas atualizadas, aplicação de links internos e atribuições alt – pensando na acessibilidade de todos.
É essencial criar uma comunicação singular e uma persona certeira na hora de escrever blogposts, textos de categoria, títulos e descriptions, mudando o tom de voz se necessário, para que o usuário seja atraído já na SERP!
- SEO técnico
Mas de nada adianta ter um conteúdo impecável sem otimização na estrutura do site. Ela se deve a fatores como arquitetura de URLs, gerenciamento na velocidade de carregamento da página, rastreio, otimização de imagens e vídeos, e um design responsivo.