UFCD 6571 Técnicas de posicionamento, mobilização, transferência e transporte

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Descrição

Critérios de Seleção
Apenas haverá aplicação de processo de selecção a formandos, se o número de formandos interessados
em frequentar a acção de formação for superior ao número de vagas disponíveis. Em caso de processo
de selecção, os critérios a considerar serão:
? Verificação completa dos requisitos de frequência;
? Ordem de chegada de candidaturas;
? Entrega da documentação para formalização da candidatura;
? Motivação e interesse demonstrados em ingressar no curso de Formação;
? Comportamentos demonstrados em entrevista


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Dotar os formandos de conhecimentos específicos para:
Identificar a terminologia e os conceitos associados aos diferentes tipos de posicionamentos.
Identificar os diversos tipos de ajudas técnicas e funcionalidade das mesmas.
Identificar os diferentes tipos de transferência e princípios associados.
Explicar que as tarefas que se integram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a Auxiliar de
Saúde terão de ser sempre executadas com orientação e supervisão de um Profissional de
saúde.
Identificar as tarefas que têm de ser executadas sob supervisão direta do Profissional de saúde
e aquelas que podem ser executadas sozinho.
Aplicar técnicas de posicionamento, mobilização, transferência e transporte utilizando
diferentes ajudas técnicas, tendo em conta as orientações do profissional de saúde a
capacidade do indivíduo e os princípios de ergonomia e riscos associados.
Explicar a importância de demonstrar compreensão, paciência e sensibilidade na aplicação
adequada de técnicas de posicionamento, mobilização, transferência e transporte.
Explicar a importância de agir em função da capacidade de autonomia do utente, e de
valorizar pequenos progressos.
Explicar a importância de manter autocontrolo em situações críticas e de limite.
Explicar a importância de se atualizar e adaptar a novos produtos, materiais, equipamentos e
tecnologias no âmbito das suas atividades.
Explicar o dever de agir em função das orientações do profissional de saúde.
Explicar o impacte das suas ações na interação e bem-estar emocional de terceiros.
Explicar a importância da sua atividade para o trabalho de equipa multidisciplinar.
Explicar a importância de assumir uma atitude pró-ativa na melhoria contínua da qualidade, no
âmbito da sua ação profissional.
Explicar a importância de cumprir as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho assim
como preservar a sua apresentação pessoal.
Explicar a importância de agir de acordo com normas e/ou procedimentos definidos no âmbito
das suas atividades.
Explicar a importância de adequar a sua ação profissional a diferentes públicos e culturas.
Explicar a importância de adequar a sua ação profissional a diferentes contextos institucionais
no âmbito dos cuidados de saúde.
Explicar a importância de prever e antecipar riscos na aplicação adequada de técnicas nos
posicionamentos, mobilização, transferência e transporte.
Explicar a importância de demonstrar segurança durante a execução das suas tarefas.
Explicar a importância da concentração na aplicação adequada de técnicas de nos
posicionamentos, mobilização, transferência e transporte.
Explicar a importância de desenvolver as suas atividades promovendo a humanização do
serviço.
Explicar a importância de desenvolver uma capacidade de alerta que permita sinalizar
situações ou contextos que exijam intervenção.




3 – Formação a distância – E-learning (turma)


AVALIAÇÃO DE DIAGNÓSTICO
No início da ação, será realizada pelo respetivo Formador uma avaliação de diagnóstico, com o
objetivo de aferir as competências iniciais dos formandos já adquiridas por via da experiência ou outros
contextos de aprendizagem informais ou não formais.
Esta avaliação de diagnóstico concretizar-se-á através da aplicação de um conjunto de questões aos
formandos para evidenciar as competências já adquiridas.
AVALIAÇÃO FORMATIVA/SUMATIVA
A avaliação da aprendizagem compreende uma componente de Avaliação Contínua, realizada ao longo
do Curso e baseada na realização das actividades formativas propostas e, por outro lado, uma
componente de Avaliação Final, baseada na realização de uma actividade final que assumirá a forma
de um Teste ou trabalho Online


Para efeitos de certificação conferida pela conclusão de uma unidade de competência ou de formação
de curta duração, o formando deve obter uma avaliação com aproveitamento.
A conclusão com aproveitamento de uma formação modular dá lugar à emissão de certificado de
qualificações que discrimina todas as unidades de competência ou de formação de curta duração
concluídas com aproveitamento, para além do registo das mesmas na Caderneta Individual de
Competências, nos termos da legislação aplicável.


 

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