UFCD 0729 – Auditorias ao sistema de gestão de qualidade

Lumo

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Descrição

Todos(as) os(as) profissionais que, no exercício das funções que exercem ou que venham a exercer pretendam aumentar os seus conhecimentos e competências ou que tenham interesse nesta área de formação.
– Idade: igual ou superior a 18 anos;
– Habilitações Académicas:
Igual ou superior ao 9º ano (3º ciclo do ensino básico)

CONDIÇÕES DE ACESSO A FORMAÇÕES MODULARES FINANCIADAS
– EMPREGADOS
a) Habilitações Académicas
UFCD’S Nível 2: Sem restrições (Saber ler, escrever e interpretar um texto)
UFCD’S Nível 4: igual ou superior ao 9º ano (3º ciclo do ensino básico)
b) Situação face ao emprego: Trabalhar por conta de outrem ou por conta própria

– DESEMPREGADOS
a) Habilitações Académicas
– Habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário
b) Situação face ao emprego: Estar inscrito(a) no IEFP num período inferior ou superior a 12 meses


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


– Identificar os objetivos das auditorias.
– Identificar as fases de uma auditoria.
– Aplicar as bases comportamentais para a auditoria.


– Auditorias – parte técnica

Conceitos e princípios
– Quadro deontológico
– Papel do auditor
– Papel do auditado

Norma NP EN ISO 19011
Objetivos das auditorias
Regras e responsabilidades
– Equipa auditora – auditor coordenador e auditores
– Cliente
– Auditado

Fases fundamentais de uma auditoria
– Definição do âmbito
– Análise inicial da documentação
– Preparação
– Realização
– Relatório
– Seguimento e ações corretivas
– Conclusões

Auditorias de certificação – metodologias mais comuns
Monitorização do programa de auditorias
Indicadores de desempenho para o programa de auditorias
Revisão ao programa de auditorias
Melhoria do programa de auditorias

– Auditorias – parte comportamental

Perceção interpessoal e comunicação
– Implicações nas atitudes e comportamentos

Processo comunicacional
Barreiras à comunicação e formas de as ultrapassar
o Assertividade
Análise transacional
Gestão de conflitos
Gestão do tempo
Técnicas de comunicação aplicadas à auditoria
Técnicas de entrevista aplicadas à auditoria
As reuniões em auditoria – preparação e condução de reuniões
Técnicas para as reuniões eficazes
Técnicas de comunicação escrita – o relatório da auditoria

– Auditorias a sistemas integrados de gestão

Fases fundamentais de uma auditoria a sistemas integrados
– Definição do âmbito

Análise inicial da documentação
Particularidades da documentação de um sistema integrado
– Preparação
– Realização
– Relatório

Seguimento e ações corretivas
Conclusões



3 – Formação a distância – E-learning (turma)


AVALIAÇÃO FORMATIVA OU CONTÍNUA
A avaliação formativa ou contínua permite obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas.
Critérios de avaliação formativa:
– a participação e motivação;
– a aquisição e a aplicação de conhecimentos;
– a mobilização de competências em novos contextos;
– o trabalho em equipa/grupo;
– a adaptação a uma nova tarefa;
– a pontualidade e assiduidade.

AVALIAÇÃO SUMATIVA OU FINAL
A avaliação de conhecimentos é composta por uma ou mais provas teóricas e/ou práticas de natureza sumativa. As provas de avaliação sumativa são de caráter individual, realizadas no final da ação de formação, com incidência nas temáticas abordadas no decorrer do curso.
As provas de avaliação de conhecimentos, corrigendas e pautas de avaliação, são concebidas pelo(s) formador(es).
A avaliação sumativa é expressa nos resultados de “Com Aproveitamento” ou “Sem Aproveitamento”, em função do formando ter ou não atingido os objetivos da formação. Considera-se “com aproveitamento” as pontuações iguais ou superiores a 10 valores e “sem aproveitamento” as pontuações inferiores a 10 valores, informação que constará na pauta de avaliação.

ESCALA DE AVALIAÇÃO: Na pauta de classificação final dos formandos e no certificado deve constar a menção qualitativa «com aproveitamento» ou «sem aproveitamento», considerando -se «com aproveitamento» as pontuações iguais ou superiores a 10 valores e «sem aproveitamento» as pontuações menores que 10 valores. As avaliações parciais e finais são pontuadas com base numa escala de 0 a 20 valores.

SERÁ CONSIDERADA FREQUÊNCIA COM APROVEITAMENTO SEMPRE QUE:
– A classificação final seja “Com Aproveitamento”;
– A assiduidade seja igual ou superior a 90% da carga horária total da formação;
– O comportamento seja adequado e ajustado ao local da formação.

Quando a ausência de um formando seja superior a 10% da carga horária total do curso e inferior a 3 sessões de formação, deverá a coordenação verificar os motivos pelos quais o formando faltou e se a avaliação sumativa valida o aproveitamento do formando. Em caso afirmativo, permitirá a certificação do formando, pois estão reunidas todas as condições para a sua aprovação e posterior certificação. Ainda assim, os formandos que tenham aproveitamento na avaliação sumativa, terão também que realizar um trabalho/teste de avaliação extra (escrito, prático ou oral), por forma a recuperar o número de horas que esteve ausente. Estas provas são da responsabilidade do(a) formador(a) e registadas em grelha própria cedida pela entidade formadora.


CERTIFICAÇÃO:
A frequência com aproveitamento confere ao formando o direito a receber um Certificado de Qualificações que descrimina a(s) unidade(s) de formação de curta duração concluída(s) com aproveitamento, para além do registo das mesmas na Caderneta Individual de Competências, nos termos da legislação aplicável.
O Certificado será imitido de acordo com a Portaria nº 474/2010 de 8 de julho, a qual estabelece o modelo de certificado de formação profissional que, no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações, aprovado pelo Decreto-Lei nº 396/2007, de 31 de dezembro, se destina a certificar a conclusão com aproveitamento de uma ação de formação certificada inserida no Catálogo Nacional de Qualificações.

ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO – REAÇÃO
O acompanhamento dos formandos no decorrer da ação de formação é conseguido através do formador e do coordenador pedagógico. Este último é responsável pelo acompanhamento pedagógico tanto dos formandos como da equipa de formadores, garantindo o cumprimento dos objetivos da formação, através da auscultação direta ou indireta, nomeadamente, através do contacto telefónico e contacto de email.
No que respeita à avaliação da formação, esta é garantida através da aplicação de inquéritos de avaliação do processo formativo e do desempenho do(s) formador(es) dirigidos aos formandos e também da aplicação de um inquérito de avaliação do processo formativo dirigido aos formadores.


 

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