Segurança no Manuseamento da Motosserra e Motorroçadora

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Descrição

O curso de Segurança no Manuseamento da Motosserra e Motorroçadora surge como resposta ao dever das empresas prestarem aos seus colaboradores e seus representantes para a segurança, higiene e saúde no trabalho formação adequada sobre os equipamentos de trabalho utilizados, conforme Decreto-lei nº 50/2005 de 25 de Fevereiro.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Dotar os formandos de competências e conhecimentos específicos para a utilização adequada da motosserra e motorroçadora.


I. Segurança e Saúde no Trabalho
1.1. Enquadramento legal
1.2. Sinalética de Segurança
1.3. Equipamentos de Proteção Individual – EPI´s

II. Segurança no Manuseamento da Motosserra e Motorroçadora
Segurança no manuseamento da Motosserra e Motorroçadora:
2.1. Definição e caraterização
2.3. Riscos mais frequentes
2.4. Medidas de prevenção
2.5. Regras de segurança na manobra da motosserra e motorroçadora

III. Operação/Manobra da Motosserra e Motorroçadora (prática)
3.1. Motosserra
3.2. Motorroçadora



1 – Formação presencial/em sala (turma)


AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA OU INICIAL
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA OU INICIAL
No início da formação será realizada uma avaliação de diagnóstico com o objetivo de aferir o nível de conhecimentos iniciais dos formandos sobre as temáticas do curso. A avaliação poderá ser feita através de uma prova escrita individual/grupo e/ou oral.
AVALIAÇÃO SUMATIVA OU FINAL
A avaliação das aprendizagens incide sobre as duas componentes de formação, teórica e prática. No que respeita à avaliação prática, os formandos durante a ação de formação desenvolverão diversas atividades práticas, pelo que, o registo dessas atividades será feito pelo formador através de uma grelha de avaliação com a identificação dos indicadores a avaliar. No final da ação, é realizado um teste de avaliação de conhecimentos que incide sobre todas as temáticas abordadas durante a ação de formação. A avaliação prática e teórica(escrita) é de carater individual.
MOMENTOS DE AVALIAÇÃO:
– Avaliação diagnóstica – oral (início da ação)
– Atividades práticas (durante a ação)
– Teste de Avaliação de Conhecimentos (final da ação)
ESCALA DE AVALIAÇÃO: 0 a 20 valores
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
– Avaliação das Aprendizagens – Componente Teórica (50%): os formandos têm que ter uma classificação igual ou superior a 10 valores
– Avaliação das Aprendizagens – Componente Prática (50%): os formandos têm que ter uma classificação igual ou superior a 10 valores


A frequência com aproveitamento confere ao formando o direito a receber um Certificado de Formação Profissional com uma nota final igual à média da classificação final obtida na componente teórica e prática.


 

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