Descrição
Os novos desafios impostos às organizações confluem para ambientes de trabalho mais perigosos. A exposição recorrente e prolongada dos trabalhadores a este tipo de exigências para as quais não têm capacidade de resposta e adaptação favorece o desenvolvimento de sofrimento psicológico, levando ao surgimento de riscos psicossociais. Ao longo deste curso vamos analisar estes riscos, as metodologias e instrumentos de avaliação a fim de desenvolver uma verdadeira cultura de prevenção dos mesmos e promoção ambientes de trabalho saudáveis.
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
Dotar os formandos de conhecimentos e aptidões necessárias para realizar uma avaliação de riscos psicossociais em organizações.
Módulo I – Riscos Psicossociais
Definição de Risco Psicossocial
Riscos Psicossociais
. Stresse Ocupacional
. Stresse Ocupacional
. Assédio Moral
. Assédio Sexual
. Violência no Trabalho
. Síndrome de Burnout
. Adição ao Trabalho
. Fadiga e Carga Mental no Trabalho
. Trabalho Emocional
. Tecnostresse
Consequências dos Riscos Psicossociais
Módulo II – Fatores Psicossociais no Local de Trabalho
Conteúdo do Trabalho
Carga e Ritmo de Trabalho
Horário de Trabalho
Controlo
Ambiente e Equipamentos
Cultura e Função Organizacional
Relações Interpessoais no Trabalho
Papel na Organização
Desenvolvimento da Carreira
Interação Trabalho-Casa
Novas Formas de Contratação e Insegurança Laboral
Intensificação do Trabalho
Fortes Exigências Emocionais no Trabalho
Módulo III – Metodologias e Ferramentas de Avaliação em Riscos Psicossociais
Processo de Avaliação de Riscos
. Identificação dos Perigos e das Pessoas em Risco
. Avaliação e Prioritarização dos Riscos
. Decisão sobre Medidas Preventivas
. Adoção de Medidas
. Acompanhamento e Revisão
Diferentes Abordagens de Identificação dos Riscos
Diferentes Modelos e Metodologias de Medição
. Modelo Exigências – Autonomia
. Modelo Desequilíbrio – Esforço – Reconhecimento
. Outros Modelos
Copenhagen Psychosocial Questionnaire – COPSOQ
Módulo IV – Prevenção e Intervenção
4 – Formação a distância – E-learning (individual)
A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).
A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:
TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.
Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.