Descrição
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
Promover nos formandos competências de análise de situações-problema e elaboração e avaliação de projetos ou programas de promoção da saúde e do bem-estar, individuais ou em grupo.
CONTEUDOS PROGRAMÁTICOS
1. Modelos teóricos de compreensão e intervenção psicossocial em contextos de saúde (Cristina Antunes)
Objetivos: Descrever os modelos teóricos de intervenção em psicologia da saúde:
1. Modelo cognitivo-comportamental de intervenção na ansiedade e no stresse;
2. Modelo de Intervenção Psicossocial de Continuidade.
2. A motivação para a mudança: entrevista motivacional (Cristina Antunes)
Objetivo: Treinar as etapas da entrevista motivacional
3. Intervenção na cessação TABÁGICA (Isabel Barroso)
Objetivos: (a) Aprender estratégias para a prevenção dos hábitos tabágicos, redução do seu consumo e cessação tabágica, com enquadramento na promoção da literacia em saúde; (b) Motivar-se para trabalhar em equipas interdisciplinares que ajudem o utente a perspetivar e alcançar um nível de bem-estar e qualidade de vida superior.
4. Intervenção com vítimas de crimes (Elisa Brites)
Objetivos: saber reconhecer as dinâmicas e consequências da violência/vitimação para poderem intervir adequadamente
1.Tipos de crime e de violência: Abordagem aos casos específicos da violência familiar (violência nas relações de intimidade, violência doméstica, conjugal, violência filioparental e contra crianças) e crimes sexuais.
Natureza dos crimes;
Os direitos das vítimas de crime e o impacto da vitimação: Sinais de alerta;
O apoio a vítimas de crime: Como intervir;
Vitimas especialmente vulneráveis;
Vitimação secundária;
Os serviços de apoio a vítimas: Apoios especializados: Genérico e Prático: Jurídico, Psicológico e Social;
Colaboração interinstitucional e trabalho em parceria.
5. Educação em comportamentos sexuais de risco e educação para uma sexualidade Saudável (Maria José Oliveira Santos & Anabela Figueiredo)
Objetivos: (a) Explicar conceitos relacionados com a sexualidade; (2) Identificar comportamentos sexuais protetores e de risco; (3) Discutir estratégias de promoção da saúde sexual e reprodutiva
Educação Integral em Sexualidade
Comportamentos sexuais protetores e de risco
Promover a saúde sexual e reprodutiva
6. Intervenção no âmbito da proteção de crianças e jovens em risco (Sofia Martins & Manuela Sampaio)
7. Intervenção psicossocial em pessoas com DEMÊNCIA (Ana Caramelo)
Objetivos: (a) Definir o que é a Demência; (b)Identificar os sinais iniciais da Demência; (c) Elucidar técnicas de intervenção cognitiva na Demência
Demência: Sinais iniciais da Demência;
Técnicas de intervenção cognitiva na Demência.
8. Intervenções de saúde em pessoas idosas com fragilidade e vulnerabilidade (Patrícia Pires)
Objetivo geral: Adquirir conhecimentos sobre instrumentos de avaliação do risco de queda e medo de cair nas pessoas idosas.
Objetivos específicos: implementar estratégias de prevenção de quedas nas pessoas idosas em diferentes contextos; atuar perante uma queda.
Presença em 70% das horas de contacto previstas e avaliação positiva (> 9,5) num teste escrito individual a realizar na plataforma Moodle
Certificado de avaliação