Processos de saúde e aconselhamento em contextos de vulnerabilidade

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Descrição


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Data Início
28/09/2022




Data Fim
09/11/2022




Cronograma




Observações




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Idade Mínima: 0
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Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Promover nos formandos competências de análise de situações-problema e elaboração e avaliação de projetos ou programas de promoção da saúde e do bem-estar, individuais ou em grupo.


CONTEUDOS PROGRAMÁTICOS

1. Modelos teóricos de compreensão e intervenção psicossocial em contextos de saúde (Cristina Antunes)

Objetivos: Descrever os modelos teóricos de intervenção em psicologia da saúde:

  1. Modelo cognitivo-comportamental de intervenção na ansiedade e no stresse;

  2. Modelo de Intervenção Psicossocial de Continuidade.

2. A motivação para a mudança: entrevista motivacional (Cristina Antunes)

Objetivo: Treinar as etapas da entrevista motivacional

3. Intervenção na cessação TABÁGICA (Isabel Barroso)

Objetivos: (a) Aprender estratégias para a prevenção dos hábitos tabágicos, redução do seu consumo e cessação tabágica, com enquadramento na promoção da literacia em saúde; (b) Motivar-se para trabalhar em equipas interdisciplinares que ajudem o utente a perspetivar e alcançar um nível de bem-estar e qualidade de vida superior.

4. Intervenção com vítimas de crimes (Elisa Brites)

Objetivos:  saber reconhecer as dinâmicas e consequências da violência/vitimação para poderem intervir adequadamente

1.Tipos de crime e de violência: Abordagem aos casos específicos da violência familiar (violência nas relações de intimidade, violência doméstica, conjugal, violência filioparental e contra crianças) e crimes sexuais.

Natureza dos crimes;
Os direitos das vítimas de crime e o impacto da vitimação: Sinais de alerta;
 O apoio a vítimas de crime: Como intervir;
Vitimas especialmente vulneráveis;
Vitimação secundária;
 Os serviços de apoio a vítimas: Apoios especializados: Genérico e Prático: Jurídico, Psicológico e Social;
Colaboração interinstitucional e trabalho em parceria.

5. Educação em comportamentos sexuais de risco e educação para uma sexualidade Saudável (Maria José Oliveira Santos & Anabela Figueiredo)

Objetivos: (a) Explicar conceitos relacionados com a sexualidade; (2) Identificar comportamentos sexuais protetores e de risco; (3) Discutir estratégias de promoção da saúde sexual e reprodutiva

Educação Integral em Sexualidade
Comportamentos sexuais protetores e de risco
Promover a saúde sexual e reprodutiva

6. Intervenção no âmbito da proteção de crianças e jovens em risco (Sofia Martins & Manuela Sampaio)

7. Intervenção psicossocial em pessoas com DEMÊNCIA (Ana Caramelo)

Objetivos: (a) Definir o que é a Demência; (b)Identificar os sinais iniciais da Demência; (c) Elucidar técnicas de intervenção cognitiva na Demência

Demência: Sinais iniciais da Demência;
Técnicas de intervenção cognitiva na Demência.

8. Intervenções de saúde em pessoas idosas com fragilidade e vulnerabilidade (Patrícia Pires)

Objetivo geral: Adquirir conhecimentos sobre instrumentos de avaliação do risco de queda e medo de cair nas pessoas idosas.

Objetivos específicos: implementar estratégias de prevenção de quedas nas pessoas idosas em diferentes contextos; atuar perante uma queda.




Presença em 70% das horas de contacto previstas e avaliação positiva (> 9,5) num teste escrito individual a realizar na plataforma Moodle


Certificado de avaliação


 

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