Morte e Luto na Infância e Adolescência

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Descrição

A morte como uma perda remete-nos para a quebra de um vínculo, e esta quebra é irreversível, principalmente quando a perda é real, concreta e próxima (Kovács, 2002).
Ter a capacidade de compreender a morte, atravessar de uma maneira sadia os vários estádios da dor e comprometer – se com a vontade na vida, consideram-se os fatores principais para o bem-estar de uma criança e/ou jovem (Kroen, 2011).
O Luto pode ser visto como um conjunto de reações perante uma perda, não devendo por isso ser ignorado, mas acompanhado e valorizado, como fazendo parte da saúde emocional. O luto não é um processo linear, não tem data para acabar, podendo perdurar meses ou anos, ou mesmo nunca terminar (Oliveira e Lopes, 2008).


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Dotar os formandos de conhecimentos sobre a problemática da morte e luto na fase da infância e da adolescência, fornecendo-lhes estratégias de intervenção com crianças e jovens que perderam um ente querido.


Módulo I – Enquadramento Teórico da Infância e Adolescência
Estádios da Infância
Etapas da Adolescência
Alterações na Fase da adolescência

Módulo II – Morte
Definição de Morte
Etapas/Fases da Morte
A Morte e as Crianças e Jovens

Módulo III – Luto
Definição de Luto
Fases do Luto
O Luto, as Crianças e Adolescentes
Sentimentos, Sensações Físicas, Pensamentos ou Cognições e Comportamentos no Processo de Luto
Indicadores de Luto Inadequado

Módulo IV – Estratégias de Intervenção para Enfrentar a Perda de um Ente Querido



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

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