Descrição
A execução de trabalhos em altura expõe os trabalhadores a riscos muito elevados. De acordo com os indicadores de acidentes de trabalho, as quedas em altura, representam uma taxa muito elevada de sinistros com consequências graves e, por vezes, irreversíveis para os sinistrados. O curso de Montagem de Linhas de Vida Provisórias surge, portanto, como resposta a essa fragilidade, bem como para colmatar o dever de as empresas prestarem aos seus colaboradores e seus representantes formação adequada sobre os equipamentos de trabalho utilizados, conforme art.º 8, 36 e 40 da Lei nº50/2005 de 25 de fevereiro.
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
Dotar os formandos de conhecimentos e competências para a montagem, e segurança, das linhas de vida provisórias.
I. Saúde e Segurança no Trabalho
1.1. Conceitos gerais;
1.2. Enquadramento legal;
1.3. Avaliação de riscos e medidas preventivas;
1.4. Comportamentos seguro;
1.5. Seleção, verificação e manutenção dos EPI e EPC;
1.6. Princípios de Trabalhos em Altura: Posicionamento, Restrição e Anti-queda;
1.7. Utilização de EPI e EPC;
1.8. Resgate e Auto Evacuação.
II. Procedimentos de Segurança na Montagem De Linhas de Vida Provisórias
2.1 Aquecimento e preparação para os trabalhos;
2.2. Correta seleção, revisão, manutenção e utilização dos EPI e EPC;
2.3. Aplicação de nós fundamentais e proteção de cordas;
2.4. Seleção e criação de ancoragens para criação de linhas de vida;
2.5. Criação e utilização de linhas de vida temporárias verticais em escadas móveis;
2.6. Criação e utilização de linhas de vida temporárias horizontais;
2.7. Posicionamento e restrição
1 – Formação presencial/em sala (turma)
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA OU INICIAL
No início da formação será realizada uma avaliação de diagnóstico com o objetivo de aferir o nível de conhecimentos iniciais dos formandos sobre as temáticas do curso. A avaliação poderá ser feita através de uma prova escrita individual/grupo e/ou oral.
AVALIAÇÃO SUMATIVA OU FINAL
A avaliação das aprendizagens incide sobre as duas componentes de formação, teórica e prática. No que respeita à avaliação prática, os formandos durante a ação de formação desenvolverão diversas atividades práticas, pelo que, o registo dessas atividades será feito pelo formador através de uma grelha de avaliação com a identificação dos indicadores a avaliar. No final da ação, é realizado um teste de avaliação de conhecimentos que incide sobre todas as temáticas abordadas durante a ação de formação. A avaliação prática e teórica(escrita) é de carater individual.
MOMENTOS DE AVALIAÇÃO:
– Avaliação diagnóstica – oral (início da ação)
– Atividades práticas (durante a ação)
– Teste de Avaliação de Conhecimentos (final da ação)
ESCALA DE AVALIAÇÃO: 0 a 20 valores
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Avaliação das Aprendizagens – Componente Teórica (50%): os formandos têm que ter uma classificação igual ou superior a 10 valores
Avaliação das Aprendizagens – Componente Prática (50%): os formandos têm que ter uma classificação igual ou superior a 10 valores
APROVEITAMENTO:
– Classificação final igual ou superior a 10 valores;
– Assiduidade igual ou superior a 90% da carga horária da formação;
– Comportamento adequado
No caso destas condições não se verificarem cumulativamente será entregue uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, título que comprova que o formando frequentou a ação de formação.
A frequência com aproveitamento confere ao formando o direito a receber um Certificado de Formação Profissional com uma nota final igual à classificação obtida na avaliação final da aprendizagem.