Descrição
Se transladássemos, numa máquina do tempo, um cirurgião, um arquiteto e um professor, de há séculos atrás até aos nossos dias, nenhum seria capaz de trabalhar no seu ofício à exceção do professor. Este último chegaria à sala de aula, veria o quadro de escrever, o manual e as canetas, e com o mínimo esforço e intuição seria capaz de desempenhar as suas funções. E esta é uma ideia que nos deveria fazer reflexionar, apoiando-nos no facto de que a Inteligência muito se tem desenvolvido até aos dias de hoje, a par de uma educação que permaneceu estanque no tempo. Perpetuamos um sistema educativo que se pauta pela escrita e oralidade. Se eu sou muito boa linguisticamente, é tremendamente mais expectável que venha a ter sucesso académico. Porém se o meu forte for a nível visuo-espacial ou musical, irei fazer muito mais fatiga a aprender os constructos apresentados nas aulas. Facilitamos a vida a uns, injustamente sabotando outros. O mundo está cheio de génios que creem ser idiotas, porque sempre vão mal naquilo que os obrigam a ser bons. Algures na nossa história achámos que faria sentido perpetuar esta ideia de que um jovem promissor é aquele que tira 20’s nos exames, não olhando que estas diferenças possam ser fruto de uma necessidade de revisão geral da educação, e dividindo e condenando, para sempre, aqueles que lá não chegam.
A teoria da Inteligências Múltiplas conceptualiza a Inteligência em diferentes tipos, que são eles a lógico-matemática, linguística, espacial, musical, cinestésica-corporal, existencial, naturalista, inter e intrapessoal. É fascinante se pensarmos na metáfora de que os nossos alunos podem ser como um grupo de peixes, ursos, répteis e macacos, a quem colocamos igualmente o mesmo problema: subir a uma árvore. Se a todos pedimos que o façam, sem olhar às capacidades e diferenças de cada um, existe uma grande fatia que se sentirá para sempre incapaz. A teoria das Inteligências Múltiplas, de que tanto gosto, vem dotá-los e valorizá-los.
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
Identificar e potenciar cada tipo de Inteligência tendo em conta o perfil de cada aluno.
Módulo I – História do Desenvolvimento da Inteligência
Inteligência Geral de Binet
Inteligência Fluída e Cristalizada
Divisão do Factor g em subtipos
Teoria das Inteligências Múltiplas
Teoria Triárquica da Inteligência
Teoria da Inteligência Emocional
Inteligência Social
Módulo II – Papel das Emoções na Sala de Aula
Motivação Intrínseca e Extrínseca
Regulação Emocional
Criatividade
Fluxo de Csikszentmihalyi
Casos Práticos
Módulo III – Conceptualização das Inteligências Múltiplas
Inteligência Musical
Inteligência Cinestésica-Corporal
Inteligência Lógico-Matemática
Inteligência Linguística
Inteligência Espacial
Inteligência Interpessoal
Inteligência Intrapessoal
Inteligência Naturalista
Módulo IV – Avaliação das Inteligências Múltiplas
Avaliação
Escola
Módulo V – Como Utilizar as Inteligências Em Educação Primária e Secundária
Papel do Professor no Desenvolvimento das Inteligências Múltiplas
Estratégias para Estimular as Inteligências Múltiplas em Sala de Aula
Como Reconhecer as Inteligências Múltiplas nos Alunos
Aplicabilidade das Inteligências Múltiplas na Sala de Aula
Estratégias para os Pais Estimularem as Inteligências Múltiplas
4 – Formação a distância – E-learning (individual)
A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).
A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:
TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.
Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.