Francês Língua Estrangeira – Nível B1.1. (1º semestre)

Utad

REF: 21379 Categorias: ,
Partilhar

Descrição


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


O objetivo geral do Francês nível B.1.1 é que os alunos devam ser capazes de estabelecer várias relações sociais e comunicar, tanto oralmente como por escrito, em situações comuns da vida quotidiana, sobre atividades ou assuntos familiares.


Caraterizar uma pessoa / objeto

– Pedir / Dar uma informação

– Exprimir um sentimento: satisfação / apreciação / descontentamento

– Aceitar / Recusar um convite

– Localizar-se no tempo e no espaço

– Pedir uma opinião / Exprimir uma opinião

– Dar uma ordem / Fazer um pedido

– Descrever uma situação

– Narrar um fato / um acontecimento

Competência linguística (lexical) / competência cultural / competência comunicativa

– Nomes de lugares, itinerários, meios de transporte

– Expressões de cortesia

– Tempos livres, vida social, espetáculos, Cinema, Desporto, Música

– Correspondência, cartas familiares, cartas administrativas, C.V.

– Serviços públicos (Correios, Telefones, Comunicações, Bancos, Hospitais, entre outros)

MORFOLOGIA / CLASSES DE PALAVRAS

– Nome: subclasses; flexão em género e em número.

– Adjetivo: flexão em género e em número, graus dos adjetivos, a posição do adjetivo na frase (segundo o padrão SVO).

– Verbo: classificação genérica dos verbos e sua flexão; modos, alguns tempos simples e compostos, regras gerais de formação, de conjugação e de uso.

– Determinantes e alguns pronomes: artigos (definidos e indefinidos) / demonstrativos / possessivos / pronomes pessoais / demonstrativos / possessivos / interrogativos.

– preposições

– advérbios.

SINTAXE

– A frase complexa (noções genéricas de coordenação e subordinação)

– Discurso direto / discurso indireto

LINGUÍSTICA TEXTUAL

A consecução dos objetivos deste programa pressupõe o contato oral / escrito com textos de várias tipologias adaptados ao nível B1. A saber: Literatura de tradição oral (lendas, fábulas, provérbios e fraseologias), textos literários (narrativos, poéticos e dramáticos, em versão integral ou abreviada) e ainda letras de canções (eruditas ou populares). O estudo deste tipo de textos pretende trabalhar e desenvolver a competência cultural no aprendente de Língua Francesa.




CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA: Os alunos devem frequentar no mínimo 75% das aulas e obter nota mínima de 10 valores, para obter no final do curso um certificado de competências.

CONDIÇÕES DE AVALIAÇÃO: Prova final (escrita e oral), este teste final será feito de acordo com as normas do Quadro Europeu Comum de Referência.


Certificado de avaliação


 

Partilhar