Formação de Formadores de RVCC Escolar

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Descrição

O curso “Formação de Formadores de RVCC Escolar” pretende ser uma resposta direcionada aos formadores dos Centros Qualifica, de modo a que conheçam as tarefas do formador CQ, compreendam o seu papel e as diferentes etapas de intervenção no processo e se familiarizem com os diferentes instrumentos de trabalho. Para além da abordagem teórico-prática dos conteúdos, fornece-lhe ainda reais instrumentos e ferramentas de trabalho para o seu futuro enquanto formador.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


O curso Formação de Formadores de RVCC Escolar visa promover a aquisição, atualização e o aperfeiçoamento de competências, transferíveis para a sua prática enquanto formador de RVCC Escolar. Estas competências situam-se ao nível:
1. Do papel, tarefas e funções do Formador de RVCC Escolar;
2. Dos documentos inerentes a esta função.


M1. A Missão do Formador no Processo de RVCC Escolar
Reconhecer e validar
Identificar e desenvolver
Preparar a certificação

M2. Os requisitos de qualificação do Formador de RVCC
Habilitação para a docência para ser formador nas diferentes áreas do processo RVCC Escolar dos níveis básico e secundário.
Requisitos para ser formador de RVCC PRO.

M3. O lugar do Formador de RVCC Escolar na Equipa do CQ
As funções dos diferentes elementos da Equipa do CQ
As funções específicas do formador de RVCC Escolar.

M4. Os instrumentos de apoio do Formador
Função dos referenciais de competências-chave (RCC) de processos de RVCC escolar.
Estrutura dos referenciais de competências-chave (RCC) de processos de RVCC escolar.
Diferentes definições e terminologias dos referenciais de competências-chave (RCC) de processos de RVCC escolar.

M5. Os instrumentos do processo
O Portefólio Reflexivo de Aprendizagens: documento de exploração de competências e coleta de evidências.
A Grelha de Validação: documento de validação e pontuação de competências.
O Relatório Individual de Júri de Certificação: documento de validação e certificação de competências.

Avaliação
Exercício prático de consolidação final.



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


O objetivo deste curso é a aprendizagem por si só e a possibilidade de obter um conjunto de ferramentas e instrumentos de aplicabilidade imediata para a atividade profissional.
Em cada módulo propõe-se a realização de uma atividade formativa, por forma a consolidar as aprendizagens.
No final do curso é proposto um exercício de avaliação, no qual deverá obter no mínimo 50% para aprovação.


Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua, pelo que a sua conclusão corresponde à obtenção de um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário realizá-lo na sua totalidade e solicitá-lo.


 

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