Descrição
A pandemia COVID-19 mostrou que os professores precisam de estar preparados para uma nova forma de ensinar.
Dada a recente relevância do ensino online e do teletrabalho, o ambiente pedagógico tem sido forçado a adaptar a metodologia pedagógica às novas tecnologias e à telepresença, criando um novo conjunto de ferramentas adaptadas às necessidades dos estudantes e professores e baseadas nas mais recentes tecnologias que permitem reduzir as distâncias entre eles, eliminando virtualmente a presencialidade e oferecendo inovação a uma área que até agora foi relegada para segundo plano.
Este curso permite aos professores seguir uma metodologia online baseada em ferramentas que promovem a criação e implementação de atividades e/ou recursos pedagógicos a serem utilizadas quer em contexto de sala de aula ou de ensino a distância.
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
Explorar ferramentas inovadoras que promovam a criação e implementação de atividades e/ou recursos pedagógicos a serem utilizadas quer em contexto de sala de aula ou de ensino a distância.
Módulo I – Potencialidades Pedagógicas das Ferramentas e Recursos da Web 2.0
Integração da Web 2.0 nas práticas pedagógicas
Avaliação pedagógica de um produto interativo
Construção em trabalho colaborativo
Implementação e avaliação da qualidade dos conteúdos educativos
Estratégia de comunicação e de interação do conteúdo com o aluno/formando
Módulo II – Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Funcionalidades das plataformas de apoio ao ensino a distância
. Moodle
. Classroom
Ferramentas de videoconferência
. Zoom
. Google Meet
. MS Teams
Módulo IIII – Tipos de Atividades e Ferramentas Web para Criação de Conteúdos Educativos
Office Online
Canva
Kahoot, Socrative, Pear Deck, Mentimeter, Quizizz
Loom
Padlet e Flipgrid
Outras ferramentas digitais educativas
Módulo IV – Acompanhamento e Avaliação do Ensino/Formação a Distância
Testes de avaliação e fichas de trabalho na Moodle
Questionários com o Google Forms
Outras ferramentas de construção de questionários e testes
Módulo V – e-Trabalho Prático
Simulação da utilização ferramentas web na dinamização de um conteúdo pedagógico
4 – Formação a distância – E-learning (individual)
A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).
A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:
TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.
Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.