Curso Preparatório de Economia (maiores de 23 anos) 2022/2023

Utad

REF: 21238 Categorias: ,
Partilhar

Descrição


Localidade




Data Início
29/10/2022




Data Fim
22/04/2023




Cronograma




Observações




Inscreva-se




Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


O presente curso pretende que os alunos desenvolvam os seus conhecimentos na área da Economia, de modo que tenham competências para:
a) usar os conceitos económicos para compreender aspetos relevantes da organização económica das sociedades;
b) utilizar e descodificar corretamente a terminologia económica, muito utilizada atualmente, em especial nos meios de comunicação social; e
c) mobilizar os conceitos económicos fundamentais para interpretar a realidade económica portuguesa, no contexto atual da União Europeia (EU) e da União Económica e Monetária (UEM).
O estudo da Economia permite um melhor conhecimento e compreensão das sociedades contemporâneas, cada vez mais globais e em mudança acelerada, pelo que contribui para a formação dos cidadãos, educando para a cidadania, para a mudança e para o desenvolvimento.


Unidade 1 | A Ciência Económica e a atividade económica (1 aula)
– Identificar e saber explicar a especificidade da Economia como ciência social
– Identificar e compreender as funções dos diferentes agentes económicos
– Estudar as soluções para os problemas económicos: tradição, governo e mercado

Unidade 2 | Conceitos fundamentais da atividade económica (8 aulas)
– Saber explicar o conceito e a classificação de necessidades e consumo
– Perceber os fatores económicos e não económicos determinantes do consumo
– Analisar informação estatística sobre a evolução da estrutura do consumo em Portugal e na UE
– Definir poupança e perceber a influência do tempo nas decisões sobre a utilização dos rendimentos
– Explicar a necessidade da formação de capital numa economia
– Explicar as funções do investimento na atividade económica e justificar a importância do investimento em inovação tecnológica, em investigação e desenvolvimento
– Analisar a evolução do investimento interno (privado e público) e externo e comparar a evolução do investimento português no estrangeiro com a evolução do investimento estrangeiro em Portugal
– Saber explicar a noção e a classificação de bens
– Identificar os três principais setores de atividade
– Conhecer os diferentes fatores de produção e as suas especificidades
– Compreender a lei dos rendimentos decrescentes e os diferentes custos de produção
– Explicitar o conceito económico de mercado
– Distinguir procura individual de procura agregada
– Relacionar procura e preço através da lei da procura e da oferta, representar graficamente as respetivas curvas, explicar o significado do ponto de equilíbrio e analisar as determinantes das deslocações das curvas
– Caracterizar os diferentes tipos de mercado
– Conhecer os tipos e as novas formas de comércio
– Compreender a evolução histórica da moeda e as suas funções
– Saber explicar os diferentes fenómenos de variação de preços, nomeadamente a inflação
– Analisar informação estatística sobre a evolução da inflação em Portugal e na UE
– Relacionar a atividade produtiva com a formação dos rendimentos e explicar o fenómeno da repartição dos rendimentos
– Verificar as desigualdades da repartição dos rendimentos e a sua evolução em Portugal e explicar o significado do leque salarial enquanto indicador da desigualdade de salários
– Explicar as limitações do rendimento per capita enquanto indicador da repartição pessoal dos rendimentos

Unidade 3 | A contabilização da atividade económica (3 aulas)
– Elaborar um circuito económico e justificar a necessidade de equilíbrio entre Recursos e Empregos numa economia
– Compreender a noção e os objetivos da Contabilidade Nacional e perceber o sistema de contas português;
– Calcular o valor dos diversos tipos de Produto e perceber a diferença entre os respetivos conceitos: PIB e PNB, Produto a preços correntes e Produto a preços constantes, PIB e PIL
– Referir as várias definições e componentes do Rendimento, da Despesa e da Procura
– Trabalhar com dados reais para a economia portuguesa (publicados pelo INE) e perceber a evolução dos agregados das Contas Nacionais portuguesas ao longo do tempo

Unidade 4 | A organização económica das sociedades (7 aulas)
– Identificar as componentes da Balança de Pagamentos e das três balanças que a compõem e interpretar o seu significado económico
– Relacionar balança comercial com taxa de câmbio e o valor da moeda com a evolução da taxa de câmbio
– Referir indicadores do comércio externo de mercadorias
– Analisar informação estatística relativa à evolução das principais rubricas da Balança de Pagamentos portuguesa e comparar a sua evolução com a dos restantes países da UE
– Explicar os objetivos da intervenção do Estado na esfera económica e social (garantia da eficiência, da equidade e da estabilidade)
– Classificar e perceber os diferentes tipos de despesas e receitas públicas e explicar o significado de saldo orçamental
– Apresentar os objetivos das políticas económicas e sociais do Estado, exemplificando com o caso Português, e indicar os constrangimentos àquelas políticas decorrentes do facto de Portugal ser membro da UE
– Explicitar o conceito de integração económica e distinguir as diversas formas de integração económica
– Identificar as principais etapas do processo de construção da UE e explicar em que consiste a UEM
– Referir os desafios da UE resultantes, nomeadamente, de novos alargamentos, do aprofundamento e da sua necessidade de afirmação externa
– Explicar a importância do princípio da coesão económica e social




– Presença obrigatória em, pelo menos, 75 % das aulas sumariadas.
– Realização dos três momentos de avaliação previstos na secção relativa ao Sistema de Avaliação.


Certificado de participação


 

Partilhar