Descrição
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
Facultar competência nas técnicas de análise sensorial e uso de fichas de avaliação, aplicadas a uma coleção dos mais importantes méis monoflorais Portugueses.
Formação Teórica
– O Mel: origem e composição
– Enquadramento normativo e metodológico de análise da qualidade do mel. Variabilidade nos parâmetros e seu significado.
– Fisiologia da perceção sensorial
– Princípios de boas práticas na análise sensorial
– Harmonização de procedimentos na análise sensorial do mel
– Flora apícola portuguesa com potencial de produção de méis monoflorais e respetivas características sensoriais
Formação Prática
– Fatores de composição que influenciam na análise sensorial: Humidade, cor, sais minerais, aromas, odores e tato.
– Análise sensorial de méis, técnicas de trabalho, condições do ambiente e do provador.
– Fatores de apreciação visual: humidade, cor, limpeza e cristalização
– Fatores de apreciação olfativa: aromas diretos, retronasais, gerais e específicos, intensidade, persistência, aromas estranhos
– Fatores de apreciação gustativa: sabores gerais e específicos
– Fatores de apreciação tátil: cristalização
Análise sensorial de méis representativos dos grupos mais frequentes.
Méis de primavera-verão
– Rosmaninho
– Alecrim
– Laranjeira
– Eucalipto
– Tomilho
– Poejo
Méis de verão-outono
– Urzes
– Meladas do género Quercus
– Castanheiro
– Medronho
Méis de com defeito
– Mel com fumo
– Mel fermentado
– Mel muito aquecido
– Mel com cristalização fracionada
Utilização de fichas de avaliação do mel
Não é aplicável
Certificado de participação