Comunicação interpessoal – comunicação assertiva

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Descrição

Esta UFCD – Unidade de Formação Modular Certificada está integrada no Catálogo Nacional de Qualificações e faz parte de um percurso de qualificação de nível de qualificação – 4 , pelo que a certificação nesta UFCD, contribui para uma qualificação profissional daquele nível.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Identificar e caracterizar os elementos intervenientes no processo de comunicação e os diferentes perfis comunicacionais.
Desenvolver a comunicação assertiva.
Identificar e transpor as barreiras que surgem nas diferentes fases do processo de comunicação.
Realizar os diversos tipos de processamento interno da informação.
Aplicar os diferentes tipos de perguntas no processo de comunicação.




1 – Formação presencial/em sala (turma)


Avaliação formativa – que se projeta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios são a participação, a motivação, a aquisição e a aplicação de conhecimentos, a mobilização de competências em novos contextos, as relações interpessoais, o trabalho em equipa, a adaptação a uma nova tarefa, a pontualidade e a assiduidade; Avaliação da aprendizagem – resulta da soma ponderada da média obtida pelo/a formando/a na avaliação formativa (30%) com a nota obtida no teste/trabalho final (70%), aplicando-se uma escala de 1 a 5. A situação final do/a formando/a, para efeitos de certificação, será expressa em Sem aproveitamento, sempre que obtenha uma nota final de 1 ou 2, e Com aproveitamento, sempre que obtenha uma nota final de 3, 4 ou 5; Avaliação da satisfação – que permite avaliar a satisfação através do preenchimento de questionários de avaliação por parte dos formandos e formador, a realizar no final da formação.


No final do curso os participantes receberão um Certificado de Qualificações, com aproveitamento, no caso do alcance dos objetivos definidos e da participação em, pelo menos, 90% da duração da formação.


 

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