Ciclo de Conferências Internacional ‘Educação nas Prisões – rumos e desafios

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Descrição


Localidade




Data Início
09/04/2022




Data Fim
30/04/2022




Cronograma




Observações




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Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


No quadro dos princípios definidos em sede do RJFCP, a presente ação visa contribuir para um olhar e ação transformadores de práticas educativas/formativas em meio prisional, propondo:
. Uma visão comparativa sobre modelos de Educação nas Prisões, em Portugal e a nível internacional;
. Um espaço de aprendizagem e partilha, assente numa lógica de reflexão e de procura de respostas adequadas aos desafios que se colocam aos docentes em prisões;
. Divulgação de trabalhos científicos e/ou projetos desenvolvidos no campo prisional, visando o aprofundamento do conhecimento e partilha de boas práticas;
. Análise/discussão de programas de educação e formação e refletir sobre os seus efeitos, em termos de reinserção na sociedade e mercado de trabalho.


A presente ação será dividida em 4 sessões dedicadas aos seguintes temas e conteúdos a abordar:
SESSÃO 1 – “Educação nas Prisões: Portugal e o contexto Europeu”
Apresentação da ação (objetivos, conteúdos, metodologias de realização e critérios de avaliação).
Paradigmas de EA em contexto prisional (em Portugal e estrangeiro); importância comparativa da Educação formal, não-formal e informal em meio carcerário.
SESSÃO 2 – “Educação e Formação de Adultos (em meio prisional)”
Princípios e conceptualizações epistemológicas da EA (perspetivas progressista, andragógica, humanista, transformativa); características identitárias da EA (em meio prisional).
SESSÃO 3 – “Projetos e Trabalhos de Investigação”
Apresentação de projetos e/ou trabalhos de investigação; Metodologias de intervenção educativa em meio prisional.
SESSÃO 4 – “Reinserção Social”
Conceções e políticas de Ação social; Pedagogia penitenciária e de Reinserção social; Tipologia dos comportamentos aditivos; Práticas educativas restauradoras.



3 – Formação a distância – E-learning (turma)


A avaliação será realizada sob a forma escrita a todos os módulos. Expressar-se-á de forma quantitativa utilizando a escala de 1 a 10 valores.
Para a obtenção do certificado é necessário que os formandos assistam a pelo menos 2/3 da duração do curso.



 

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