Bullying

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Descrição

“É urgente destruir
certas palavras, ódio,
solidão e crueldade,
alguns lamentos,
muitas espadas.
É urgente inventar alegria,
multiplicar os beijos, as searas,
é urgente descobrir rosas, rios
e manhãs claras”
Eugénio de Andrade

Este curso surge da crescente visibilidade e agravamento dos comportamentos e atitudes agressivas – bullying – na atualidade face às mudanças na forma de vida, nos saberes, nos valores e atitudes que caracterizam a sociedade contemporânea.
Bullying é um termo de origem inglesa, usado a nível internacional para identificar fenómenos de intimidação e agressão. Compreende atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo incapaz de se defender (Sharp & Smith, 1994).
Atendendo a esta nossa realidade, manifesta-se como relevante para pais, educadores, professores, …, compreender e conhecer este fenómeno, identificar os seus diversos tipos, perceber causas e consequências e por fim, procurar estratégias e adotar programas de prevenção e intervenção ao bullying.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Este curso tem como objetivo favorecer a reflexão sobre o agravamento dos comportamentos de intimidação e agressão na atualidade.
Pretende igualmente estudar o fenómeno de bullying e suas características, de forma a identificá-lo e poder realizar a devida prevenção e/ou intervenção.


Módulo I – Conceito e Contextualização do Bullying
Perspetiva Histórica do Bullying
Conceito de Bullying
Locais de Ocorrência

Módulo II – Características do Bullying
Tipos de Bullying
Intervenientes
Causas/ Fatores
Consequências

Módulo III – Estratégias/Programas de Prevenção e Intervenção no Combate ao Bullying



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

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