A ISO 9001:2015 e a Gestão do Risco

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Descrição


Localidade
Online




Data Início
09/12/2024




Data Fim
10/12/2024




Cronograma




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Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


No final da ação de formação o participante é capaz de:
– Identificar as envolventes externas e internas e a interação com as partes interessadas relevantes;
– Identificar, analisar e avaliar os riscos relevantes no âmbito de um sistema de gestão da qualidade;
– Aplicar as ferramentas adequadas de gestão do risco, nomeadamente, nas vertentes estratégica e operacional.


1. Abordagem geral à gestão do risco
2. A norma NP ISO 31000:2013 “Gestão do risco – Princípios e linhas de orientação”
3. Conceitos e vocabulário – Guia ISO 73 – “Gestão do risco – vocabulário”
4. A norma ISO 31010 de técnicas de apreciação do risco. Aplicabilidade das ferramentas e técnicas para apreciação do risco (Ex.: FMEA, HAZOP, Análise de impacto no negócio “Business Impact Analysis (BIA), Análise SWOT, Checklists, Análise Preliminar de Perigos (PHA), Análise de causa raiz (RCA), Análise de cenários)
5. Apreciação do risco:
– Identificação do risco
– Análise do risco
– Avaliação do risco
6. Tratamento do risco
7. Pensamento baseado em risco – o que sempre fizemos e onde poderemos melhorar
8. O risco, como parte integrante das atividades das organizações no âmbito da NP EN ISO 9001:2015
9. Contextualização da organização e identificação das partes interessadas
10. Estratégia – gestão dos riscos e oportunidades
11. Riscos operacionais
12. Integração da gestão do risco nos processos
13. Metodologias de apreciação e monitorização dos riscos
14. Aplicação de algumas ferramentas da gestão do risco
– Análise SWOT, Checklists, Análise Preliminar de Perigos (PHA), Análise de causa raiz (RCA), Análise de cenários
– Casos práticos para a aplicação destas ferramentas de gestão do risco, baseados no sistema de gestão das organizações e tendo em conta os riscos estratégicos e os operacionais




Observação do desempenho dos formandos durante a ação de formação, nas atividades práticas.
Questionário de satisfação dos formandos e do formador



 

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