Os pilares do marketing digital e o impulsionamento das vendas de uma empresa

formação*Por: Camila Thomaz

A partir da crescente digitalização que transformou a realidade dos mais diferentes segmentos e mercados nos últimos anos, muitas organizações se viram na necessidade de adaptar seus processos, utilizando-se de instrumentos e metodologias cruciais para o sucesso dentro do contexto de uma economia guiada por inovações disruptivas.

E, no campo do posicionamento mercadológico e otimização das ações comerciais, o marketing digital se coloca como uma das ações mais efetivas para a geração de resultados e conversão de clientes, sendo, por conseguinte, cada vez mais abraçado por empresas do Brasil e do mundo.

E isso não só por uma questão de awareness e promoção da marca, mas também por sua estreita relação com vendas, crescimento de mercado e o consequente sucesso das companhias em seus respectivos segmentos.

Na prática, o marketing digital representa um conjunto de estratégias que tem como objetivo prospectar, atrair, converter e fidelizar clientes de uma sociedade imersa nos canais de comunicação e interação online.

Nesse sentido, o desenvolvimento de uma estrutura consistente de processos voltados para o marketing digital possibilitou, além de uma revolução na forma de se divulgar produtos e serviços, uma aproximação entre as empresas e seus respectivos públicos – o que permite, por sua vez, uma maior assertividade nas ações comerciais.

 

Além disso, a mensuração dessas ações também fornece às companhias que as realizam um entendimento mais acurado sobre a performance de campanhas, indicando os resultados alcançados e identificando possibilidades de melhoria.

E esse paradigma de protagonismo do marketing digital é claramente percebido quando observamos alguns dados do mercado. De acordo com a pesquisa Estratégia de Marketing Digital para 2021, 76,19% dos gestores de marketing e executivos pretendiam, no ano passado, ampliar os investimentos em marketing digital. Além disso, o levantamento identificou que esses investimentos já superam 50% do todo o budget aplicado em campanhas das empresas, justamente pela assertividade e poder de gerar resultados.

Quatro pilares e um objetivo: foco no consumidor

Basicamente, existem quatro pilares que dão suporte às estratégias de marketing digital nas empresas:

● Planejamento,

● Ações com foco em atração (topo do funil);

● Conversão e, por fim, fidelização.

O êxito em cada uma dessas etapas, tem uma importância decisiva para o todo do processo de conquista de um consumidor em sua jornada digital e, novamente, se alinha com os objetivos dos times comerciais, haja vista que as vendas e o marketing estão intimamente ligados.

De certa forma, o planejamento de ações e campanhas está presente durante todos os processos de marketing – e, claro, de outras áreas também.

Contudo, quando aplicado ao marketing digital, o planejar está muito mais relacionado ao conhecimento do público-alvo – ou segmentos dentro dele – para além de dados mais superficiais, de modo que se possa entender o padrão de compra e comportamento de potenciais clientes de uma marca.

Com essa etapa bem definida, é o momento de pensar na atração desses clientes, ou seja, como fazê-lo chegar até ao negócio.

Isso envolve, portanto, a promoção da marca e a apresentação de quais soluções e produtos ela oferece, definindo também os melhores canais e estratégias para que se possa atingir os consumidores de modo assertivo.

Vale frisar que esse processo de atração envolve estratégias baseadas em conteúdo de qualidade que despertem o interesse – e, não propriamente, devem se centrar em propagandas diretas, pois isso pode afastar clientes no início de uma jornada de compra.

Pensando na conversão desse público – que representa a próxima etapa do marketing digital–, e em busca de resultados comerciais significativos, é essencial que o planejamento e atração estejam bem alinhados e criem sentimentos e percepções positivas nas pessoas.

Partilhar