Por Martin Henkel, fundador da SeniorLab mercado & consumo 60+, professor de Marketing 60+ na Fundação Getúlio Vargas no Brasil e co-fundador do Terra da Longevidade Produtos e Negócios
Muito se fala em mapear e melhorar a experiência na jornada do paciente, normalmente do momento em que ele entra na instituição até ao melhor desfecho possível. A jornada e a experiência do paciente possuem várias camadas de contacto de marca, comunicação, interacção, pessoal e atendimento em si.
O Aging in Market, conceito construído pela SeniorLab no Brasil, avalia todos os aspectos da relação e interfaces de contacto e comunicação entre o cliente 60+ e marcas, produtos e serviços. As questões naturais do envelhecimento e os seus impactos nos cinco sentidos e na cognição foram ignorados nos conceitos do marketing e design até há pouco tempo. Estas alterações normais e esperadas interferem na forma de utilizar as ferramentas e técnicas de comunicação, venda e até da construção do branding. É disto que se trata a UX60+ na saúde: avaliar se todas as interfaces de construção de marca, contacto, relacionamento e orientação de serviços estão a funcionar adequadamente para a pessoa 60+.
Este é um tema novo que recentemente integrou o programa do Curso de Formação Executiva em Mercado da Longevidade da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo. Só isto já tangibiliza a importância deste novo olhar do marketing em relação ao consumidor 60+. Encontramos os caminhos e formas para garantir uma comunicação bilateral com a menor perda e maior engajamento do cliente/paciente.