“Depois de analisarmos algumas linhas de investigação sobre a dimensão afectiva da relação pedagógica, apresentamos os principais resultados de duas investigações recentes, conduzidas em escolas portuguesas, a partir das perspectivas de alunos do 2º e do 3º ciclos do ensino básico (Carvalho, 2007; André, 2007). A primeira, entre outras metodologias, recorre à análise de narrativas dos alunos para pôr em evidência a sua (in)satisfação face à qualidade da relação com os professores. A segunda, parte da análise de dados recolhidos através de entrevistas e da aplicação da sub-escala Relacionamento com Professores do Questionário da Vivência Académica (QVA) (Almeida et al., 2002), pondo em evidência as qualidades apreciadas nos professores, mormente as do domínio relacional, em função da idade e do género dos alunos e retirando algumas implicações para a formação de professores.”
You may also like
Um bootcamp de web developer é um programa de formação técnica intensiva de curta duração, que ensina as competências de programação que […]
Mais do que uma tendência, o marketing digital vem para transformar os negócios no ambiente digital e, principalmente, alavancar os resultados e [...]
A plataforma de e-learning Moodle pode incorporar sistemas adicionais de videoconferência para as actividades síncronas. O MS Teams é uma ferramenta de […]
Previsões apontam para que os investimentos em IA na educação atinjam um valor que pode chegar aos 25,7 mil milhões de dólares [...]