1. Aumento das receitas
A formação de colaboradores tem um impacto positivo em indicadores-chave no crescimento das receitas das empresas, nomeadamente, através da maior satisfação dos clientes (3 a 7%), que, perante profissionais mais qualificados, podem mesmo estar dispostos a pagar mais pelos serviços prestados e ainda a recomendarem as empresas.De acordo com o mesmo estudo da Gallup, as empresas que ofereceram aos seus colaboradores a possibilidade de acederem a desenvolvimento pessoal notaram não só um aumento de 10% a 19% das suas receitas, como também um crescimento de 14% a 29% no que respeita ao seu lucro.
2. Poupança na contratação e maior retenção de talento
Muitas empresas encaram a formação como um benefício apenas para os colaboradores, porém, esta é também importante para as organizações quando o tema é pouparem na contratação de novos profissionais e sua formação, que, segundo o Work Institute’s 2017 Retention Report, tem um custo de 33% do salário anual de cada profissional.Por outro lado, as empresas que investem neste benefício, além de aumentarem a motivação dos seus profissionais, já que segundo um estudo realizado, em 2022, pela Markteffect e a GoodHabitz, 91% dos colaboradores em Portugal seriam mais felizes nos seus cargos actuais se tivessem mais possibilidades de desenvolvimento pessoal, promovem a retenção deste talento na empresa, que pode mesmo exercer novas funções.
O mesmo estudo apurou ainda que 68% dos colaboradores nacionais concordam que a falta de oportunidades de desenvolvimento pessoal pode ser um dos motivos para sair da organização, o que revela mais uma vez a importância da formação para a retenção de talento.
3. Reforço da produtividade
O retorno pode ser ainda maior se o investimento for feito especificamente no desenvolvimento de soft skills. Neste caso, a produtividade individual e até da empresa como um todo pode sair potenciada, já que, entre outros aspectos, o tempo de trabalho e as prioridades do dia-a-dia passam a ser mais bem geridas, é potenciada uma maior capacidade de resolução de problemas e mesmo de comunicação.Por estes motivos, a formação para aquisição destas competências, segundo um estudo conjunto da Universidade de Boston, Harvard e Michigan, gera um ROI de 256%.