Para que a aprendizagem escolar seja uma experiência intelectualmente estimulante e socialmente relevante, é indispensável a mediação de professores com boa cultura geral e domínio dos conhecimentos que devem ensinar e dos meios para fazê-lo com eficácia. O artigo analisa o sistema brasileiro de formação de professores: apontando sua inadequação para colocar em prática o paradigma curricular requerido pela sociedade da informação e prescrito pela LDB; sugerindo caminhos e estratégias para a construção de modelos de formação; indicando condições mínimas para que os cursos de formação inicial de professores cumpram sua finalidade.
You may also like
Em tempos de constante mudança e crescentes desafios, as empresas precisam de avaliar as suas necessidades de negócio e perspetivar os [...]
Pesquisa realizado pela Fundação Roberto Marinho, Itaú Educação e Trabalho e Arymax mostra que, apesar do ensino técnico gerar mais oportunidades, as [...]
Nicholas Schmit considera essencial valorizar a formação continua dos trabalhadores para enfrentar os novos desafios, designadamente a transição digital, mas também [...]
Este artigo demonstra que o conhecimento está em todos nós e em todos os lugares, atitudes, experiências, reflexões e comportamentos dos mais […]