“Estamos a transitar para o marketing experiencial”

Atualmente, o grande enfoque do marketing é o cliente, por isso todo ele está orientado para a experiência: só esta prende realmente o cliente e o faz voltar. Hugo Gonçalves, da Claranet Portugal, e Bruno Marques, da Microsoft, debateram o Marketing nas PME.

Globalização, aceleração digital, novos canais de vendas e de comunicação e redes sociais. O que é que este novo e vertiginoso contexto veio trazer ao marketing? “Uma evolução que temos assistido no marketing é que estamos a transitar agora para uma coisa muito mais experiencial”. A revelação foi feita por Bruno Marques, diretor de Business Applications da Microsoft Portugal, durante a 5.ª ronda dos Think Talks Microsoft, emitido esta terça-feira, 5 de abril, no site do Dinheiro Vivo. Para debater o tema Novas Formas de Trabalho – O Marketing nas PME, esteve também presente Hugo Gonçalves, responsável comercial da CRM Solutions da Claranet Portugal.

"Estamos a transitar para o marketing experiencial"

A primeira ideia antiquada que o empresário das PME tem de abandonar, no que toca ao marketing, é que para anunciar a sua empresa ou produto basta investir numa boa campanha. Bruno Marques explica como era então para eles próprios, enquanto profissionais do marketing: “Tínhamos essencialmente comunicações muito de campanhas e em que nós decidíamos o impacto e fazíamos o envio massivo”. Mas hoje, diz o responsável da Microsoft, o objetivo é construir jornadas e experiências diferenciadas com os seus clientes.

Este foi um ponto com que o diretor de vendas e de CRM Solutions da Claranet Portugal também concordou. “A grande alteração provavelmente é já não olharmos tanto para o produto, não é se calhar tanto para o preço e para a forma como posicionamos aquilo que é a nossa proposta de valor em termos de produto, mas se calhar mais orientada à experiência”, disse Hugo Gonçalves.

“Diria que o grande fator diferenciador de marcas é este foco na experiência do cliente, que é global”, voltou a frisar o responsável. E essa experiência tanto pode ser totalmente digital, como física, como até híbrida, agora tem é de ser global, afiançou Hugo Gonçalves.

Para isso, defendeu o executivo da Microsoft, Bruno Marques, “tornou-se absolutamente obrigatório ter uma presença digital, seja no online, seja noutros canais”. E é por isso que Hugo Gonçalves afirma que outro “dos grandes desafios agora do marketing nos nossos dias, é escolher o canal” certo.

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