Engenharia, marketing, IT. Estas são as áreas mais procuradas (e as funções mais bem pagas)

Engineering; finance, banking & RH; e sales & marketing são as áreas que Adecco sinaliza com os perfis mais procurados. O data analyst é o profissional mais bem pago.

Engineering; finance, banking & RH; e sales & marketing são as áreas que Adecco Recrutamento Especializado sinalizou com os perfis mais procurados no mercado de trabalho em Portugal. Entre todas as funções identificadas, o profissional mais bem pago é o data analyst (com um valor mínimo anual de 40.000 euros).

A forte procura de talento tem levado as empresas a olharem, sobretudo, para perfis mais especializados e capazes de dar resposta a novas exigências. Já os candidatos, que se sentem “desejados” pelas companhias, tornam-se mais exigentes e seletivos quanto às empresas onde querem trabalhar, privilegiando cada vez mais os benefícios que lhes são oferecidos. E os salários têm vindo a aumentar, à boleia da inflação e deste problema de falta de talento disponível.

“É certo que há tendências que já se desenhavam de entre os perfis mais procurados em 2021 e que vão continuar este ano. Procurando entender como está a funcionar o mercado de trabalho neste binómio perfis/salários, a Adecco Recrutamento Especializado compilou os perfis e competências mais procuradas no mercado de trabalho em Portugal e os salários mínimos praticados em cada caso”, lê-se em comunicado.

Conheça as áreas mais procuradas, bem como os salários mínimos praticados em cada caso:

1. Engineering

Produção, planeamento e logística, qualidade e procurement, bem como gestão de projetos, são as áreas em que a Adecco diz sentir um maior dinamismo no mercado. Um project manager, por exemplo, recebe a partir de 25.200 euros por ano.

“Mais a nível de gestão e de um ponto de vista mais técnico são as áreas de manutenção e logística que se têm mexido mais. Neste enquadramento, os perfis operacionais e técnicos têm vindo a ser os mais procurados pela rotatividade a que o mercado tem assistido, paralelamente com a melhoria das condições salariais e benefícios associados às funções”, avança a empresa especializada em recursos humanos.

“É certo que há tendências que já se desenhavam de entre os perfis mais procurados em 2021 e que vão continuar este ano. Procurando entender como está a funcionar o mercado de trabalho neste binómio perfis/salários, a Adecco Recrutamento Especializado compilou os perfis e competências mais procuradas no mercado de trabalho em Portugal e os salários mínimos praticados em cada caso”, lê-se em comunicado. Conheça as áreas mais procuradas, bem como os salários mínimos praticados em cada caso: 1. Engineering Produção, planeamento e logística, qualidade e procurement, bem como gestão de projetos, são as áreas em que a Adecco diz sentir um maior dinamismo no mercado. Um project manager, por exemplo, recebe a partir de 25.200 euros por ano. “Mais a nível de gestão e de um ponto de vista mais técnico são as áreas de manutenção e logística que se têm mexido mais. Neste enquadramento, os perfis operacionais e técnicos têm vindo a ser os mais procurados pela rotatividade a que o mercado tem assistido, paralelamente com a melhoria das condições salariais e benefícios associados às funções”, avança a empresa especializada em recursos humanos.

Principais competências:

  • Componente técnica;
  • Componente operacional;
  • Conhecimentos e competências em Lean;
  • Conhecimentos e competências em 6Sigma.

Perfis mais procurados:

  • Project manager (valor mínimo anual de 25.200 euros);
  • Melhoria contínua (valor mínimo anual de 18.200 euros);
  • Engenheiro civil (valor mínimo anual de 21.000 euros).

2. Finance, banking & RH

A procura de perfis financeiros, nomeadamente em funções de contabilidade, controlo, tesouraria, direção financeira e HRBP, tem vindo a ser uma tendência nos últimos meses. Nesta área, o contabilista certificado é o perfil mais procurado pelas empresas atualmente, mas o diretor financeiro é o que recebe um salário mais elevado, pelo menos 35.000 euros por ano.

Principais competências:

  • Requisitos linguísticos (inglês, alemão e francês);
  • Boa orientação para os resultados;
  • Capacidade de resolução de problemas;
  • Capacidade para tomar decisões;
  • Pensamento crítico.
Partilhar