O que há por trás das marcas, logotipos, cores, design, história e gestão?

O conceito por trás das marcas

Hoje em dia há um estudo bem mais acessível, aprimorado e detalhado para o desenvovimento de marcas. O primeiro “conceito” normalmente sempre nasce das iniciais do nome dos fundadores, filhos, esposas (Adidas, Tommy Hilfiger, John Deere, Walt Disney) , de algum termo em comum ou histórico, da base da composição do produto ou serviço como também de alguma paixão do empreendedor (Google, Nike, Coca Cola, Starbucks). Ainda algumas se originam do próprio nome e sobrenome da família (Trump, Wal-Mart, MacDonald´s). Certamente há outras váriações e abreviações, como exemplo da própria Ci – Central of Ideas (centralofideas.com), a qual sou cofundador e seu símbolo foi inspirado em uma laranja azul. Por um lado, não apresenta conexão direta com seu nome, exceto o real interesse da quebra de paradigma: “ser igual sendo diferente”. Talvez possa pensar em uma referência a Apple? Errado. Veja mais abaixo.

Senso de propósito das marcas

Muitas marcas não nascem sabendo o que vão se tornar, por isso vemos as mudanças de tempos em tempos que comentei acima. Muitas são bem radicais, outras mudam apenas alguns detalhes, quase imperceptíveis. Nos dias atuais, conceber algo com senso de propósito é muito mais importante. A marca precisa ser pensada em um contexto global. Hoje o branding ajuda grandes e médias empresas a gerenciar o mix de produtos e serviços com outras marcas das marcas “mãe”, compondo um guarda chuvas onde submarcas se lançam “isoladas” no mercado. Essa definição é diretamente ligada ao novo conceito ou propósito criado para atingir um público alvo. Um exemplo é a Unilever que possui as marcas DOVE, OMO, REXONA, para citar algumas, em seu branding.

Agora vamos retomar como exemplo da Ci, citada acima, não inspirada na Apple pois surgiu da expressão: “Não é a laranja é a vitamina C”, porém no conceito invertido: somos a laranja, venha encontrar a vitamina Ci. Além disso, também a cor azul que induz a confiança e segurança. Dizem que se precisa explicar não é muito positivo, então, agora sim lhe remeto a maçã. Reflita a respeito, depois pesquise se é que já não fez isso antes.

Dando mais ênfase, como exemplo novo e fresco, o propósito da Ci é: “ Facilitar a vida do empreendedor! Ser a central que liga as ideias aos melhores caminhos para aperfeiçoamento tanto da ideia como do idealizador”. A laranja fornece a vitamina C. Hoje pode lhe parecer sem muito sentido direto, é necessario explicar, porém se ficou curioso, e pensou, porque uma laranja azul aqui? Já vejo como ponto positivo: Criamos à primeira interação, aliás, já pesquisou sobre a maçã (apple)?

Espero ter lhe convencido com as justificativas acima. Se não, reflita e honestamente considere também: a marca Nike, um conceito simples, para não dizer “ tosco” de símbolo (um sinal de correto) que hoje é uma das marcas mais valiosa do mundo. Agora, se não fosse, e lhe apresentassem hoje, para ser o símbolo da sua marca de material esportivos, honestamente toparia na hora por 35 dólares?

(…)

Fonte: Estevão Schuh | Portal dos Administradores

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