Educação e Formação Profissional em Portugal

CEDEFOP – Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional lançou um VÍDEO sobre a Educação e Formação Profissional em Portugal, uma das prioridades estratégicas no âmbito da agenda da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.

 

O trabalho agora divulgado espelha a diversidade, flexibilidade e as diferentes tipologias dos programas de formação profissional para jovens e adultos no nosso país, apoiados pelo FSE – Fundo Social Europeu, através do PO CH – Programa Operacional Capital Humano.

 

O Vídeo teve por base o trabalho produzido pela rede REFERNET em Portugal, na qual o PO CH participa, que serviu também para a elaboração da publicação sobre a EFP em Portugal – Spotlight on VET, no seu título original.

 

No contexto da Presidência Portuguesa da União será dada prioridade ao Pilar Europeu dos Direitos Sociais, em que a educação e formação é uma das dimensões mais importantes, promovendo a convergência e apoiando a coesão social na UE.

A Educação e Formação Profissional (EFP) em Portugal tem grandes objetivos associados: vincular os programas de formação às necessidades do mercado de trabalho, reduzir o abandono escolar precoce e contribuir para a melhoria do nível de escolaridade da população residente no país.

Hoje, cerca de 40% dos alunos do ensino médio seguem programas de EFP, que permitem uma dupla certificação (escolar e profissional). São programas muito estruturados em componentes socioculturais, científicas, tecnológicas e de aprendizagens em contexto de trabalho que permitem a permeabilidade com programas gerais.

Até 31 de dezembro de 2020, o PO CH já apoiou em Portugal, através do Fundo Social Europeu, mais de 800 mil pessoas em programas de Educação e Formação Profissional para jovens e adultos, num investimento total elegível aprovado de 3 843 milhões de euros (M€), sendo de 3 281 M€ o investimento do FSE.

Fonte e mais informações.

Partilhar