Desenvolver as competências dos funcionários é um dos principais desafios de uma empresa para gerar mais resultados. Para isso, são necessários cursos e treinamentos, que podem ser aplicados em diversos formatos. Contudo, após a transformação digital, um desses métodos vem tomando conta do mercado: o e-learning.
Essa ferramenta de ensino utiliza sistemas on-line para transmitir conteúdo. Existem vários tipos de plataformas, desde tecnologias de gestão de aprendizagem no desktop até aplicativos mobile. Dessa forma, os envolvidos podem estudar e interagir entre si a qualquer momento, basta que estejam conectados à internet.
São muitas as vantagens do uso do e-learning na educação corporativa. Pensando nisso, resolvemos mostrar, neste post, os principais benefícios do método, tanto para a organização quanto para o colaborador. Interessado? Então confira a seguir!
Otimização do tempo
Uma das maiores vantagens do e-learning é a otimização do tempo da empresa e do funcionário. Pelo lado da organização, não há necessidade de adequar a velocidade do curso a todos os alunos, já que cada um pode aprender no seu próprio ritmo. O conteúdo é desenvolvido uma única vez e publicado na plataforma. O restante fica por conta do colaborador.
Para o aluno, o principal benefício é estudar na hora em que preferir, sem horários marcados nem tempo pré-determinado dentro de uma sala de aula. Assim, a aprendizagem pode se tornar mais rápida, dependendo do número de horas que o funcionário dedicar por dia no curso. Com o conteúdo online, o aluno pode priorizar aulas sobre as quais ainda não tem conhecimento, sem precisar perder tempo com assuntos que já domina.
Outra vantagem é a economia de tempo com deslocamentos. Colaboradores que estão em locais totalmente diferentes recebem a mesma informação, sem necessidade de gastar horas e horas no trajeto para uma aula presencial.
Redução de custos
Além da economia de tempo, o e-learning também gera redução de custos. Ao contrário de treinamentos presenciais, na educação on-line não há gastos com deslocamentos, hospedagens e questões estruturais, como aluguel de espaço, coffee break e impressão de materiais didáticos. O valor pago pelas horas dos instrutores também é menor, já que eles precisam gravar as aulas apenas uma vez.
O único investimento que precisa ser feito é na criação de uma boa plataforma ou aplicativo on-line para a gestão do conteúdo. Essa despesa inicial é facilmente recuperada com a eliminação dos custos cotidianos do ensino presencial.
Diversidade de conteúdos
A internet possibilita oferecer aos funcionários vários tipos de conteúdos. A empresa pode desenvolver sua própria plataforma on-line e montar aulas personalizadas, mas também há a chance de aproveitar cursos já existentes, produzidos por outras instituições. Existem diversos treinamentos corporativos feitos pelas universidades mais renomadas do mundo, disponíveis on-line para alunos do mundo todo.
Esse tipo de curso pode ser útil para manter a equipe sempre capacitada e certificada por instituições de destaque no meio acadêmico. Nesses casos, o e-learning acaba democratizando o acesso a conteúdos que antes eram restritos a pequenos grupos de pessoas, principalmente no que diz respeito a aulas produzidas em outros idiomas.
Não são apenas os portais de escolas ou universidades que oferecem bons cursos para educação corporativa. Outras fontes pela internet disponibilizam ótimos conteúdos de capacitação não formal. Faça uma busca pelo YouTube e TEDTalks. Pesquise filmes, documentários e e-books específicos para cada área de atuação. Dessa forma, com certeza, você encontrará excelentes materiais para treinar seus colaboradores.
Dinâmica de aprendizado
O avanço da tecnologia alterou a forma como as pessoas interagem entre si. E isso, é claro, inclui as relações corporativas. No cenário atual, os profissionais buscam uma comunicação mais dinâmica e interativa, tanto ao desempenhar suas tarefas diárias quanto no processo de aprendizado.
Para entregar o que os colaboradores esperam, o e-learning lança mão de métodos alinhados às tendências atuais, como gamification, webinars e mobile learning. Isso aumenta o engajamento e a taxa de participação nos treinamentos empresariais, além de garantir mais eficiência ao sistema de ensino.
Uma das maiores facilidades dessa dinâmica é a utilização de peças audiovisuais na montagem das aulas. Esse formato de conteúdo facilita a compreensão e fixação por parte do aluno, por atrair mais atenção e poder ser revisto diversas vezes. Reforçar as aulas por meio de materiais de apoio, como e-books, melhoram ainda mais o aprendizado.
Outro benefício do método é o fácil acesso aos conteúdos dos cursos. No sistema presencial, se o aluno perde uma aula, ele pode ter dificuldades para acompanhar o resto do cronograma, já que as informações transmitidas naquele dia não poderão ser recuperadas. No e-learning, as aulas permanecem em um banco de dados e podem ser assistidas quantas vezes o funcionário quiser.
Evolução do conteúdo
Hoje, a realidade e os processos de uma área de atuação não permanecem os mesmos por mais de dois ou três anos. Em algumas profissões, como TI e gestão de redes sociais, a aparição de novidades revolucionárias leva até menos tempo que isso. Porém, com o e-learning, não há com o que se preocupar: cursos online podem ser facilmente editados para garantir que suas aulas estejam sempre atualizadas.
Isso não quer dizer que os materiais precisem ser totalmente reformulados. Bastam algumas adequações nos vídeos e materiais de apoio para que o conteúdo esteja novamente de acordo com as tendências do mercado. Nesse tipo de plataforma, é simples inserir novos exemplos, cases e conceitos a uma estrutura que já esteja pronta. Ofereça sempre o melhor aos seus colaboradores.
Chegamos ao fim das nossas dicas sobre o uso do e-learning na educação corporativa. Agora que você já está por dentro da tendência, é hora de colocar em prática tudo o que aprendeu no post. Revise este artigo, faça uma checklist e fique sempre atento às novidades do mercado. Temos certeza de que a sua organização dará muitos passos à frente na capacitação de seus profissionais.