Num colégio com tradições seculares destinado a ministrar aos seus Alunos uma elevada formação intelectual e física, a par de uma sólida componente comportamental e cívica, estão condicionados o uso de telemóveis ou quaisquer outros equipamentos tecnológicos, programas ou aplicações informáticas, exceto quando diretamente relacionados com atividades especificas. Na atual sociedade caracterizada pela presença, disseminação e fácil acesso às novas tecnologias, é sabido que as mesmas podem facultar extraordinárias vantagens na criação e desenvolvimento de autonomia e criatividade, aliadas ao conhecimento conferido pelos modelos tradicionais de ensino. Neste sentido, e como os alunos na construção do conhecimento durante o processo de ensino aprendizagem estão em permanente busca de conhecimentos de novas tecnologias, este trabalho tem como público-alvo, os alunos e professores do Ensino Secundário de uma escola da Região de Lisboa. O objetivo do mesmo é o de conhecer as perceções face às tecnologias na educação e às fontes Online escolhidas na obtenção de informação científica na internet, bem como os benefícios das tecnologias nos dias de hoje no colégio. O ensino e a aprendizagem não podem dissociar-se da natureza da sociedade onde se desenvolvem, num mundo cada vez mais global. Evidentemente que, teoricamente e de imediato, a exploração dos recursos tecnológicos associados às TIC parecem adequar-se mais facilmente a determinadas áreas de ensino e aprendizagem e mais dificilmente a outras. Após uma revisão cuidada da literatura, optei por uma investigação por questionário, fazendo a adaptação de duas versões: uma destinada aos alunos e outra aos docentes. Os resultados sugerem que o uso do computador, é utilizado como editor de texto, navegadores de web e ambientes virtuais de aprendizagem. Especificamente no que diz respeito à utilização da internet, a maioria dos alunos relata utilizar diariamente para e-mail, pesquisa e criar documentos.
Fonte: Graça Maria da Conceição Paiva Martinho e Augusto