Em um momento em que as mudanças são cada vez mais disruptivas e a velocidade das ações e decisões se tornaram o diferencial competitivo dos negócios, investir em educação corporativa é fundamental para contar com um time ágil e com as habilidades necessárias para lidar com essas transformações.
A curva de aprendizagem, ou learning curve, é um indicador indispensável para a estratégia de learning de qualquer empresa. Ela mensura a progressão de performance das pessoas do time e o impacto dos treinamentos nesse indicador.
Confira neste conteúdo o que é a curva de aprendizagem e como ela pode ser aplicada na estratégia de learning do seu negócio. Continue a leitura e saiba mais!
O que é a curva de aprendizagem?
Esse conceito foi criado no final do século XIX e aplicado inicialmente para analisar custos de produção. A curva de aprendizagem modificou a compreensão de como as pessoas aprendem e, atualmente, é aplicada em processos de ensino e aprendizagem para acompanhar o desenvolvimento de um aluno enquanto ele aplica os conceitos e conteúdos estudados.
Como você pode imaginar, esse indicador também passou a ser utilizado por empresas para mensurar a performance das pessoas colaboradores durante os programas de treinamento e desenvolvimento e, a partir disso, avaliar os resultados e a efetividade dessa estratégia.
O gráfico da curva de aprendizagem
O gráfico acima apresenta o modelo de representação da curva de aprendizagem, em que podemos identificar dois eixos, performance (ou aprendizagem) e tempo (experiência). Com isso, é possível observar a progressão do desempenho do colaborador em relação ao tempo e o impacto dos treinamentos que ele participou no seu desenvolvimento.
E a curva de aprendizagem não recebe esse nome à toa, pois a relação performance/aprendizagem x tempo/experiência não segue uma linha reta diagonal. Ou seja, o desenvolvimento do colaborador pode acelerar ou estabilizar em determinados momentos.
A progressão da performance no início da aprendizagem de determinado tema ou habilidade tende a ser mais lento, acelerando na medida em que o colaborador vai compreendendo e aplicando o conteúdo. Por outro lado, após ele absorver a maior parte do conhecimento, a curva tende a estabilizar em um “plateau”, momento em que a progressão da performance volta a ser mais lenta.
A conclusão que a curva de aprendizagem nos fornece, então, é que a performance dos colaboradores aumenta na medida em que eles aplicam os conceitos e habilidades desenvolvidos nos treinamentos. Outro ponto importante é que quanto mais a curva avança menos conhecimento é absorvido, uma vez que a maior parte das habilidades já foram desenvolvidas.
Esse modelo não explica todos os fatores envolvidos na estratégia de learning de uma empresa, mas auxilia na compreensão do porquê a aprendizagem não é um processo linear e pode avançar rapidamente em alguns momentos ou estagnar em outros.
Como calcular a curva de aprendizagem?
A fórmula da curva de aprendizagem se baseia no gráfico que apresentamos acima e é a seguinte:
Y = C1Xb
- O “Y” representa o tempo médio em que o colaborador deveria concluir um entregável;
- O “C1” representa o tempo que ele precisou para concluir o entregável;
- O “b” é o indicador responsável pela inclinação da curva e determina o percentual de aprendizagem do colaborador, que varia em uma escala de -1 a 0. Nessa escala, o -1 representa os colaboradores que aprenderam rapidamente e o 0 aqueles que não tiveram aprendizado.
Como a curva de aprendizagem pode ser aplicada na estratégia de learning?
Agora que você já sabe como é o modelo de representação da curva de aprendizagem e como calculá-lo, saiba como essa ferramenta pode ser uma aliada na estruturação da estratégia de learning da sua empresa, a começar pelo LNT.
O Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT) é um conjunto de dados que o time de gestão de pessoas reúne para auxiliar no planejamento dos treinamentos na organização. Com essas informações, é possível identificar quais são os temas e habilidades prioritários para o desenvolvimento do time ou quais equipes precisam de treinamentos específicos.
Dessa forma, a curva de aprendizagem pode ser um dos indicadores que compõem o LNT. Por exemplo, um gráfico que apresenta uma curva muito longa, estagnada ou que oscila com frequência pode indicar que a falta de treinamento está impactando a performance do time.
Essa análise também se aplica ao onboarding, etapa de integração e desenvolvimento inicial dos colaboradores que chegaram ao negócio. Suponhamos que a curva de aprendizagem dos colaboradores está muito longa nos primeiros meses de empresa. Isso pode ser um indicativo de que o onboarding não está sendo eficiente e, por isso, os novos colaboradores não estão sendo devidamente preparados para desempenhar suas funções.
A curva tende a ser mais longa nos meses iniciais, pois o colaborador está se adaptando ao novo escopo de trabalho, mas um onboarding bem estruturado pode encurta-lá e acelerar o desempenho já nos meses iniciais.
Como melhorar a curva de aprendizagem na empresa?
Já vimos que a curva de aprendizagem pode ser uma importante ferramenta para a estratégia de learning na empresa. Agora é o momento de entender na prática como aperfeiçoá-la no negócio.
Estruture o processo de onboarding
Como já mencionamos, o onboarding é o processo de integração dos colaboradores recém-contratados. Na etapa do onboarding, as novas pessoas do time são alinhadas às suas atividades de trabalho, além de serem treinadas para os desafios que vão assumir na organização.
Por isso, o onboarding pode ser um importante catalisador da curva de aprendizagem dos colaboradores, principalmente no período inicial no trabalho. Quando esse processo é bem estruturado, diminui o tempo de rampagem dos recém-chegados, de modo que alcancem a produtividade esperada mais rapidamente.
Confira, então, algumas dicas práticas para estruturar o onboarding de forma efetiva:
- alinhe todas as informações desse período inicial no momento da contratação;
- crie um evento para receber as pessoas contratadas;
- ofereça treinamentos e separe um momento da agenda desses novos colaboradores para que possam participar;
- associe o contratado a um mentor (colaborador que está a mais tempo na empresa e pode ajudá-lo nesse período inicial);
- forneça aos novos colaboradores todos os recursos necessários para a execução de suas funções;
- apresente a eles a cultura e os objetivos da empresa.
Invista em Treinamento e Desenvolvimento
Conforme vimos, os treinamentos são fundamentais para acelerar a rampagem dos novos colaboradores na etapa de onboarding, mas não param por aí. A aprendizagem em uma organização deve ser um processo contínuo, garantindo que o time esteja atualizado e pronto para assumir os novos desafios do negócio.
Por meio dos treinamentos, os colaboradores podem desempenhar suas funções de forma mais ágil e eficaz. Seguindo o modelo da curva de aprendizagem, a performance do time aumenta na medida em que as pessoas colaboradoras aplicam os conhecimentos e habilidades aprendidos nos treinamentos.
Dessa forma, os treinamentos aumentam a produtividade da equipe, pois quando são bem estruturados possibilitam que as pessoas do time agilizem diversas etapas em suas respectivas demandas. Tudo isso contribui para acelerar a curva de aprendizagem da empresa e melhorar o desempenho do time.
Estimule o autodesenvolvimento
Sabemos que investir em educação corporativa impacta positivamente na curva de aprendizagem. Além disso, fomentar o autodesenvolvimento das pessoas do time também pode contribuir nesse sentido, pois o colaborador assume o protagonismo do seu processo de aprendizagem e desenvolvimento profissional.
Isso não quer dizer que a empresa não precisa mais investir em treinamentos, mas que essa estratégia pode ser potencializada. Combinando a estratégia de learning com o autodesenvolvimento, a pessoa colaboradora tem mais clareza e pode contar com o apoio da liderança no seu processo de desenvolvimento.
As one-on-ones são fundamentais nesse processo, pois são os momentos de alinhamento entre líderes e liderados. Por meio delas, as lideranças podem identificar os principais desafios dos colaboradores e ter um ponto de contato mais próximo para estimulá-los e auxiliá-los no processo de aprendizagem.
Esses fatores combinados aumentam o engajamento do time com os desafios do negócio e aceleram a curva de aprendizagem, de modo que a performance aumente mais rapidamente.
Invista em uma plataforma de educação corporativa
Já sabemos que investir em uma estratégia de learning acelera a curva de aprendizagem e a produtividade no negócio, porém, o planejamento e execução dessa estratégia costuma ser um desafio para as empresas.
Uma plataforma de educação corporativa pode ser uma alternativa para simplificar esse processo e garantir que o desenvolvimento do time não seja despriorizado. Conheça alguns dos benefícios de contar com uma plataforma desse tipo:
- Mais flexibilidade: em um momento em que muitas empresas vêm adotando o modelo de trabalho híbrido ou remoto, contar com uma plataforma de ensino à distância facilita o processo de aprendizagem para os colaboradores;
- Redução de custos: uma plataforma de ensino remoto reduz os custos com a logística de treinamentos presenciais, além de garantir por meio de uma jornada customizável que os colaboradores não participem de capacitações que nada tem a ver com seus escopos de trabalho;
- Gestão de desempenho: atualmente, há ferramentas que integram a gestão de desempenho com a estratégia de learning, garantindo mais efetividade nos treinamentos dos colaboradores.