WISC-III

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Descrição

Dotar os formandos de competências teórico-práticas elementares quanto à utilização e interpretação da WISC-III, durante um processo de avaliação psicológica.
A Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças (WISC-III) destina-se a crianças e adolescentes entre os 6 e 16 anos. Os seus subtestes foram selecionados com o objetivo de detetar capacidades mentais muito diferentes, mas que juntos, resultam numa apreciação da capacidade intelectual geral da criança.
Como medida da capacidade intelectual geral, a WISC-III pode ser utilizada para diferentes finalidades, como, por exemplo, para a avaliação psicoeducacional, o diagnóstico de crianças sobredotadas em idade escolar, a avaliação clínica e neuropsicológica. Além disso, este instrumento pode ser útil não apenas para diagnósticos de deficiências ou avaliações de crianças, mas também para identificar os pontos fortes e fracos do sujeito e fornecer informações relevantes para a elaboração de uma programação educacional específica para cada caso.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Dotar os formandos de competências teórico-práticas elementares quanto à utilização e interpretação da WISC-III, durante um processo de avaliação psicológica.


Módulo I – Enquadramento Teórico da Escala de Inteligência WISC-III
Conceção de Inteligência
A Evolução das Escalas de Wechsler
Adaptação e Aferição Portuguesas
Propriedades Estatísticas da Escala

Módulo II – Descrição da WISC-III
Organização da Escala
Princípios Básicos para a Utilização da WISC-III
Administração da WISC-III
Cotação das Respostas na WISC-III

Módulo III – Administração da WISC-III
Instruções para a Administração dos Subtestes

Módulo IV – Processo de Cotação
Cotação da WISC-III

Módulo V – Interpretação dos Resultados
Preenchimento da Folha de Registo
Passos para Obtenção dos Resultados Padronizados, QIS e Índices Fatoriais
Normas para a Interpretação dos Resultados
Interpretação dos Resultados
Análise Qualitativa dos Subtestes
Pontuações Altas e Baixas nos Diversos Subtestes

Módulo VI – Utilização da WISC-III na Avaliação de Populações Especiais
Diagnóstico de Deficiência Mental
Diagnóstico de Dificuldades de Aprendizagem
Diagnóstico de Sobredotação
Diagnóstico Neuropsicológico

Módulo VII – Aplicação Prática e Estudo de Casos



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

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