Descrição
Os desafios mais comuns que os jovens adultos enfrentam na escolha de uma carreira ou um emprego são, para além das preocupações financeiras, a precariedade de emprego, o medo do fracasso e a preocupação em conciliar a vida pessoal com a profissional. Segundo o Fórum Económico Mundial 40% dos trabalhadores temem que os seus empregos fiquem obsoletos dentro de 5 anos. Por outro lado, o mundo do trabalho está em plena transformação, pelo que é difícil prever quais os conteúdos de trabalho que irão existir nos próximos 10 a 15 anos. Para além disto, a considerar ainda a existência de profissões cuja formação é longa e que exige uma escolha muito precoce por parte dos jovens, nomeadamente a de médico.
É neste contexto que muitos jovens adultos têm dificuldade em escolher o seu percurso de carreira, sendo que a mesma acontece conforme o possível e dificilmente como uma escolha consciente e ativa na busca de um trabalho onde se identifique com o propósito e se possa sentir realizado.
Este quadro é extensível aos profissionais que aconselham os jovens adultos, no âmbito vocacional e de carreira. O desafio de ajudar estes jovens adultos na escolha de um percurso profissional e de carreira requer modelos de intervenção e de ferramentas mais adequados aos dias de hoje.
Este curso tem por finalidade proporcionar aos participantes a aquisição e desenvolvimento de competências que lhes permitam desenvolver intervenções de consulta psicológica, individual e/ou grupal, no domínio do aconselhamento vocacional e de carreira, destinada aos jovens adultos.
Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:
Discriminar aspetos particulares do desenvolvimento psicológico dos jovens adultos com reflexo nos comportamentos de carreira.
Identificar características e tarefas de desenvolvimento psicossocial da fase de vida de jovem adulto: construção e afirmação da identidade e transição para os papéis de adulto.
Reconhecer tarefas e desafios existenciais da experiência social do ensino superior: tarefas e dificuldades de ajustamento, transição de ciclos e mudança de curso
Conhecer metodologias, instrumentos e práticas de intervenção em consulta psicológica de aconselhamento vocacional e de carreira de jovens adultos no ensino superior.
Identificar tarefas e comportamentos de ajustamento de carreira na transição para a vida ativa: a procura de emprego, a aquisição e a conciliação de novos papéis sociais nesta fase do ciclo de vida.
Organizar, implementar e avaliar intervenções de consulta psicológica de aconselhamento vocacional para jovens adultos em diferentes contextos de carreira.
Módulo 1
Aspetos do desenvolvimento psicológico do jovem adulto: modelos de desenvolvimento psicológico e psicossocial.
Características do desenvolvimento vocacional e dos comportamentos de carreira dos jovens adultos
Módulo 2
A prática da consulta psicológica individual e os principais contextos em que os jovens são solicitados a desempenhar novos papéis sociais.
Aspetos particulares do desenvolvimento vocacional dos estudantes universitários: exploração, indecisão e ajustamento vocacional e pessoal.
Programas de promoção de estratégias de ”coping” destinados a estudantes universitários.
Módulo 3
Tarefas e comportamentos de carreira na transição para a vida ativa: Novas exigências do mundo do trabalho. Atitudes e comportamentos na procura ativa de emprego. Dificuldades de transição para o papel de trabalhador.
Módulo 4
Estudo e análise de casos práticos de aconselhamento vocacional e de carreira com jovens adultos: Organização de uma intervenção em função do caso. Análise de situações concretas de intervenção.
5 – Formação a distância (outros)
OPP