Violência e Delinquência Juvenil

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Descrição

A violência é um problema global de saúde e a sua prevenção é fundamental. Esta resulta da acoplagem e articulação de variados determinantes a todos os níveis da vida e do ambiente da criança e/ou jovem (Matos, Negreiros, Simões e Gaspar, 2009).
A delinquência juvenil é, nos dias de hoje, uma das áreas que inspira uma maior preocupação a nível político e social (Matos, Negreiros, Simões e Gaspar, 2009) e refere-se a atos que os menores exerçam que violam a lei e, desta forma, correm o risco de serem acusados e/ou detidos (Fonseca, Simões, Rebelo, Ferreira & Yule, 1995).


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Dotar os formandos de conhecimentos sobre a problemática da violência e delinquência juvenil, fornecendo-lhes e facilitando-lhes uma melhor análise desta problemática e alternativas de prevenção e “combate” destes fenómenos.


Módulo I – Enquadramento Teórico da Violência e Delinquência Juvenil
Definição de conceitos: Violência e Delinquência Juvenil
Perturbação do Comportamento, Perturbação Antissocial da Personalidade e Perturbação de Oposição
Lei Tutelar Educativa

Módulo II – Tipos de Violência/Contextos/Populações de Risco
Violência/Agressividade Física
Violência/Agressividade Psicológica
Violência/Agressividade Verbal
Violência/Agressividade Social
Fatores de Risco e de Proteção
Populações de risco
Contextos de Violência e Delinquência Juvenil

Módulo III – Tipos de Delinquentes e Tipos de Carreira
Tipos de Delinquentes
Tipologia de Continuidade:
.Delinquência limitada à adolescência
.Delinquência persistente
Tipologia de Carreira:
.Delinquência Esporádica, Ocasional
.Delinquência Explosiva
.Delinquência Persistente Intermédia
.Delinquência Persistente Grave

Módulo IV – Pais e Escola
Estilos Parentais/Práticas Parentais
Fatores Familiares
Papel dos Pais face a situações de violência e delinquência juvenil
Papel da Escola e Práticas educativas face a situações de violência e delinquência juvenil

Módulo V – Prevenção de Situações de Violência e Delinquência Juvenil
Tipos de Prevenção
Estratégias de Prevenção

Módulo VI – Intervenção em Situações de Violência e Delinquência Juvenil
Programas de Intervenção Existentes
Estratégias de Intervenção nos diversos contextos



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

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