Recrutamento & Seleção

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Descrição

Atendendo à importância que os Recursos Humanos qualificados assumem no desenvolvimento e competitividade das empresas, o Recrutamento e a Seleção de Pessoal são, cada vez mais, um investimento estratégico para o desenvolvimento organizacional.
Nos nossos dias tornou-se elevado o custo da admissão ou movimentação de pessoas que não estão adequadas ao desempenho da sua função. Neste sentido, impõe-se o recurso a metodologias objetivas de avaliação de candidatos no Recrutamento e Seleção de Pessoal.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Dotar os formandos de conhecimentos e aptidões necessários à implementação de processos eficazes e eficientes de Recrutamento e Seleção.


Módulo I – O Recrutamento

Fases do Planeamento do Recrutamento
Pesquisa Interna dos Recursos Humanos Necessários
Pesquisa Externa
Técnicas de Recrutamento

Processo de Recrutamento
Decisão de Preenchimento do Cargo Vago
Preenchimento da Ficha de Pedido de Pessoal
Definição da Função
Escolha das Técnicas de Recrutamento

Módulo II – Tipos e Fontes de Recrutamento

Tipos de Recrutamento
Recrutamento Interno
Recrutamento Externo
Recrutamento Misto
Recrutamento online
Assessment Centers

Fontes de Recrutamento
Fontes de Recrutamento Interno
Fontes de Recrutamento Externo
Fontes Alternativas de Recrutamento

Módulo III – O Processo de Seleção
Métodos de Seleção
Entrevista ao Candidato
Seleção como Processo de Comparação
Seleção como Processo de Decisão

Módulo IV – Acolhimento e Integração
Participantes no Processo de Acolhimento e Integração
Contrato Psicológico entre a Organização e os novos Colaboradores
Acompanhamento e Avaliação no Processo de Integração

Módulo V – Análise, Descrição e Qualificação de Funções
Objetivos da Análise e Descrição de Funções
O Processo da Análise e Descrição de Funções
Definição de Qualificação de Funções
Métodos de Qualificação de Funções



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

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