Perturbações de Eliminação em Crianças e Adolescentes

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Descrição

A enurese e a encoprese são perturbações muito comuns na infância logo, acarretam consequências essenciais para o funcionamento pessoal, social e familiar da criança/adolescente. São problemas partilhados por outras áreas, como por exemplo, pedopsiquiatria e psicologia infantil. São patologias de origem heterogénea, ou seja, combinam um leque de fatores biológicos, psicológicos e sociofamiliares que interagem de forma complexa.
Atualmente, têm-se registado grandes desenvolvimentos face ao estudo destas problemáticas, nomeadamente quanto à sua etiopatogenia e tratamento.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Dotar os formandos para identificar, avaliar e intervir nas perturbações de eliminação em crianças e adolescentes.


Módulo I – Encoprese
Definição
Epidemiologia
Etiologia
Critérios de Diagnóstico segundo DSM-5
Diagnóstico Diferencial
Comorbilidades
Avaliação Clínica (instrumentos, entrevista clínica)
Intervenção/Tratamento (Intervenção psicoeducativa/Intervenções Comportamentais/Farmacoterapia/ Psicoterapia)

Módulo II – Enurese
Definição
Tipos de Enurese
Epidemiologia
Etiologia
Critérios de Diagnóstico segundo DSM-5
Diagnóstico Diferencial
Comorbilidades
Avaliação Clínica (instrumentos, entrevista clínica)
Intervenção/Tratamento (Intervenção psicoeducativa/Intervenções Comportamentais/Farmacoterapia/ Psicoterapia)

Módulo III – Casos Práticos



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

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