ISO 9001 – Implementação de Sistemas de Gestão de Qualidade

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Descrição

A implementação de sistemas de gestão da qualidade baseados na norma ISO 9001 é uma medida que permite não só aumentar a eficiência da organização como demonstrar perante terceiros um elevado padrão de rigor e organização. A nova versão de 2015, introduz a temática de riscos e oportunidades ligados às suas atividades dando ênfase aos assuntos internos e externos e às necessidades e expectativas das partes interessadas.
Com a implementação da ISO 9001:2015, e tal como acontecia com as versões anteriores, o foco é a satisfação do cliente através do fornecimento de bens e serviços que satisfaçam as suas expectativas. Com este referencial normativo, as organizações pretendem estrategicamente melhorar o desempenho e alcançar uma maior satisfação dos clientes refletindo-se na fidelização dos mesmos.
As organizações identificam vários benefícios na implementação da norma, nomeadamente:
– Norma reconhecida internacionalmente;
– Aumento da produtividade;
– Reconhecimento das responsabilidades e competências dos funcionários;
– Melhoria na comunicação interna e externa da empresa;
– Diminuição do número de não conformidades, originando menos reclamações.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Este curso visa dotar os participantes dos conhecimentos necessários para compreender e identificar os procedimentos necessários para implementar e manter um sistema de gestão da qualidade de acordo com o referencial normativo ISO 9001:2015.


Módulo I
Vantagens da Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade
Desenvolvimento da Série de Normas ISO 9000
Normas de Sistemas de Gestão baseados no Anexo SL
A Série de Normas ISO 9000
Normas de Auditoria
Princípios de Gestão da Qualidade
Abordagem por Processos

Módulo II
Introdução à ISO 9001:2015
Generalidades
Objetivo e Campo de Aplicação
Referências Normativas

Módulo III
Termos e Definições
Contexto da Organização

Módulo IV
Liderança
Planeamento

Módulo V
Suporte

Módulo VI
Operacionalização

Módulo VII
Avaliação do Desempenho
Melhoria

Módulo VIII
Exercícios Práticos



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início do curso), avaliação formativa/contínua (durante o curso) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou do curso).

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

TF (Média simples dos testes finais relativos a cada módulo do curso e/ou trabalho final): 80%.
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas e fóruns de discussão): 10%.
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%.


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.


 

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