FORMAÇÃO CONTÍNUA DE MOTORISTAS DE VEÍCULOS PESADOS DE MERCADORIAS

0.00

Técnica do Volante

Partilhar

Descrição


Localidade
Lisboa




Data Início
05/06/2021




Data Fim
03/07/2021




Cronograma




Observações




Inscreva-se




Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


O módulo de Mecânica e Electrónica, permitirá ao motorista de veículos pesados de mercadorias adquirir competências que lhe permitam optimizar os consumos de combustível do veículo, através do conhecimento das características da cadeia cinemáticas e sua correcta utilização. A abordagem do módulo Condução Defensiva, Económica e Ambiental consolidará as qualificações decorrentes do módulo anterior, tendo como objectivo, sensibilizar para a adopção de atitudes em benefício da condução ecológica e segura e reforçar as vantagens que decorrem de tal prática. A capacidade de assegurar qualquer tipo de carga, respeitando as instruções de segurança e a boa utilização do veículo será o segundo objectivo do presente módulo.
O objectivo a atingir no módulo de Sinistralidade será a sensibilização para os riscos da estrada e os acidentes de trabalho através dos dados oficiais sobre esta temática.
O módulo Regulamentação Laboral permite dar a conhecer a durações máximas do trabalho específicas para os transportes, princípios, sanções em caso de não utilização, má utilização ou falsificação do tacógrafo, conhecimento do ambiente social do transporte rodoviário, igualdade de oportunidades e regulamentação aplicável.
O módulo Regulamentação da Actividade permite dar a conhecer a regulamentação nacional e internacional, obrigações dos contratos modelo de transporte de mercadorias, redacção dos documentos que constituem o contrato de transporte, autorizações de transporte internacional, obrigações da convenção relativa ao contrato de transporte internacional de mercadorias por estrada (CMR), redacção da declaração de expedição, passagem das fronteiras, transitários, documentos especiais de acompanhamento


-Mecânica e electrónica – 7 horas
-Condução defensiva, económica e ambiental – 7 horas
-Sinistralidade – 7 horas
-Regulamentação laboral – 7 horas
-Regulamentação da actividade – 7 horas



1 – Formação presencial/em sala (turma)


Avaliação contínua do domínio das matérias pelos formandos, generalidade dos saberes, participação, e relações interpessoais com um peso 60% e teste escrito no final de cada módulo com um peso de 40%. A classificação final do curso será atribuída consoante a seguinte escala: (0-7) – Mau / (8-9) – Insuficiente / (10-13) – Suficiente / (14-16) – Bom / (17-20) – Muito Bom


CERTIFICAÇÃO CAM e CQM – Certificado de Aptidão de Motorista (CAM) e Carta de Qualificação de Motorista (CQM)
No final da formação será entregue ao formando que obtenha aproveitamento, certificado de frequência e aproveitamento da formação, com o qual deverá junto da entidade competente, IMT (Instituto de Mobilidade e Transporte) requerer o CAM e respectiva CQM mediante pagamento das respectivas taxas (60.00€).


 

Partilhar