Especialização Avançada em TIC nas NEE´s

640.00

Webstudy

REF: 12069 Categorias: ,
Partilhar

Descrição

Estudar as Necessidades Educativas Especiais é hoje em dia uma preocupação generalizada de forma a dar aos individuas com NEE as melhores condições e respostas às suas necessidades. Com a evolução tecnológica da nossa sociedade, as Tecnologias de informação e comunicação aparecem como um instrumento fundamental nas NEEs.
Com esta Especialização Avançada em TIC nas NEE, pretende-se dotar os formandos de capacidades técnicas e pedagógicas no desempenho de funções com indivíduos portadores de NEE, valorizando a utilização das TIC.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


No final da Especialização Avançada os formandos deverão possuir um conjunto especializado e diferenciado de conhecimentos acerca das NEE e ajudas técnicas e adaptações tecnológicas para estes alunos, bem como adquirir competências e conhecimentos científicos (pedagógicos e tecnológicos) para a criação, desenvolvimento e avaliação de conteúdos multimédia para alunos com NEE.


Módulo I – Perspetiva Histórica da educação especial
Módulo II – Referenciação e avaliação de crianças com NEE
Módulo III – Compreender as dificuldades cognitivas e motoras
Módulo IV -Teorias e modelos de comunicação
Módulo V – Sistemas informáticos: hardware e software
Módulo VI – Plataforma Moodle
Módulo VII – Utilização das TIC como recurso nas NEE
Módulo VIII – Conceção e Avaliação de Software Educativo
Módulo IX – Ajudas técnicas e adaptações tecnológicas para as necessidades educativas especiais
Módulo X – Métodos e técnicas de investigação e análise em educação
Módulo XI – Elaboração, desenvolvimento e avaliação de projetos de intervenção



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início da especialização), avaliação formativa/contínua (durante a especialização) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou da especialização).
A classificação final na Especialização Avançada resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

AF (Média simples dos testes finais (TF) de cada módulo e do projeto final (PF)]: 80% = 48% (TF)+ 32% (PF)
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas): 10%
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos, definidos para a especialização que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional Avançada que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota da especialização na pauta de avaliação final.
Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, este certificado é válido para a obtenção de créditos (ECTS) num estabelecimento de ensino superior, nos termos do disposto na alínea f) do nº 1 do artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto. Este certificado pode constituir-se também numa valorização curricular na admissão a concursos de emprego público e privado.


 

Partilhar