10746 – Segurança e Saúde no Trabalho – situações epidémicas/pandémicas

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Descrição

Empregados
Desempregados, há menos de 1 ano, com pelo menos o 12º ano de escolaridade.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


Identificar e implementar os procedimentos de segurança e saúde no trabalho em situações epidémicas/pandémicas.


Papel do responsável pelo apoio aos Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho na gestão de riscos profissionais em cenários de exceção
Deveres e direitos dos empregadores e trabalhadores na prevenção da epidemia/pandemia
Funções e competências – planeamento, organização, execução, avaliação
Cooperação interna e externa – diferentes atores e equipas
Medidas de intervenção e prevenção para trabalhadores e clientes e/ou fornecedores – Plano de Contingência da empresa/organização (procedimentos de prevenção, controlo e vigilância em articulação com os Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho da empresa, trabalhadores e respetivas estruturas representativas, quando aplicável)
Comunicação e Informação (diversos canais) – participação dos trabalhadores e seus representantes
Auditorias periódicas às atividades económicas, incluindo a componente comportamental (manutenção do comportamento seguro dos trabalhadores)
Recolha de dados, reporte e melhoria contínua
Plano de Contingência
Legislação e diretrizes internacionais, nacionais e regionais
Articulação com diferentes estruturas – do sistema de saúde, do trabalho e da economia e Autoridades Competentes
Comunicação interna, diálogo social e participação na tomada de decisões
Responsabilidade e aprovação do Plano
Disponibilização, divulgação e atualização do Plano (diversos canais)
Política, planeamento e organização
Procedimentos a adotar para casos suspeitos e confirmados de doença infeciosa (isolamento, contacto com assistência médica, limpeza e desinfeção, descontaminação e armazenamento de resíduos, vigilância de saúde de pessoas que estiveram em estreito contacto com trabalhadores/as infetados/as)
Avaliação de riscos
Controlo de riscos – medidas de prevenção e proteção
Higiene, ventilação e limpeza do local de trabalho
Higiene das mãos e etiqueta respiratória no local de trabalho ou outra, em função da tipologia da doença e via(s) de transmissão
Viagens de caráter profissional, utilização de veículos da empresa, deslocações de/e para o trabalho
Realização de reuniões de trabalho, visitas e outros eventos
Deteção de temperatura corporal e auto monitorização dos sintomas
Equipamento de Proteção Individual (EPI) e Coletivo (EPC) – utilização, conservação, higienização e descarte
Distanciamento físico entre pessoas, reorganização dos locais e horários de trabalho
Formação e informação
Trabalho presencial e teletrabalho
Proteção dos trabalhadores mais vulneráveis e grupos de risco – adequação da vigilância
Revisão do Plano de Contingência, adaptação das medidas e verificação das ações de melhoria
Manual de Reabertura das atividades económicas
Diretrizes organizacionais – modelo informativo, fases de intervenção, formação e comunicação
Indicações operacionais – precauções básicas de prevenção e controlo de infeção, condições de proteção antes do regresso ao trabalho presencial e requisitos de segurança e saúde no local de trabalho
Gestão de riscos profissionais – fatores de risco psicossocial, riscos biomecânicos, riscos profissionais associados à utilização prolongada de EPI, riscos biológicos, químicos, físicos e ergonómicos
Condições de proteção e segurança para os consumidores/clientes
Qualidade e segurança na prestação do serviço e/ou entrega do produto – operação segura, disponibilização de EPI, material de limpeza de uso único, entre outros, descontaminação
Qualidade e segurança no manuseamento, dispensa e pagamento de produtos e serviços
Sensibilização e promoção da saúde – capacitação e combate à desinformação, saúde pública e SST
Transformação digital – novas formas de trabalho e de consumo



1 – Formação presencial/em sala (turma)


Nível 0: Avaliação de Expectativas
Nível 1: Avaliação de Reacção/Satisfação (Formação e Formador)
Nível 2: Avaliação das Aprendizagens (Aferição de conhecimentos e competências; formandos devem ter aproveitamento positivo)


Certificado SIGO


 

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