A Transformação Digital pode ser entendida como o conjunto de Processos de Mudança Organizacional em que as Tecnologias Digitais, tais como a Analítica de Big Data, as Redes de Sensores e os Serviços de Nuvem são usados para mudar radicalmente:
1 – O modo como a empresa CRIA valor;
2 – O modo como INTERAGE com os Clientes e Parceiros de Negócio ;
3 – O modo como COMPETE , tanto em setores maduros como em Mercados Emergentes
Devemos notar duas dimensões críticas no processo de abordagem à Transformação Digital : a) “Capabilidade Digital” e b) as Capabilidades de Liderança. Capabilidade entendida como a junção de Capacidade + Habilidade = Capabilidade .
Dentro das Capabilidades Digitais devemos notar os seguintes atributos : 1) Compreensão da Tecnologia, 2) o conhecimento de onde e como Investir em Tecnologia e 3) o Domínio da própria Plataforma.
Já para as Capabilidades de Liderança se devem observar : 1) o Compromisso e a Condução para a Transformação Digital; 2) o aporte de Visão e Governance e, 3) a Compreensão da Natureza dos Negócios em Competição .
(…)
FONTE: Francisco Lavrador Pires