Este trabalho é fruto da Pesquisa Institucional “A cibercultura na era das redes sociais e da mobilidade: novas potencialidades para a formação de professores” que buscou compreender como os professores vêm utilizando as mídias digitais em rede. Para tanto, dialogamos com as abordagens da pesquisa-formação multirreferencial (Ardoino, Macedo e Santos), com as pesquisas com os cotidianos (Certeau, Alves, Oliveira) e com os estudos da cibercultura (Levy, Lemos, Santaella, Santos, Silva). O contexto formativo da pesquisa foi a disciplina “Informática na Educação” do EDAI – Curso de Especialização em Educação com Aplicação da Informática – da Faculdade de Educação da UERJ. Utilizamos uma bricolagem de dispositivos baseados em conversas presenciais e online no ambiente de aprendizagem Moodle, onde dialogamos com os praticantes via WebQuest interativa criada na interface Livro. Analisando as narrativas dos praticantes, chegamos aos seguintes achados: com o surgimento desses novos espaços, passamos por uma dinâmica de diferentes modalidades perceptivas. Destacamos, aqui, os potenciais comunicacionais e pedagógicos destas mídias, principalmente por potencializarem os usos dos professores na educação básica e principalmente por se constituírem em espaços de colaboração e cocriação.
FONTE: Rosemary Santos, Edméa Santos