O presente texto relata um estudo realizado na rede social Facebook, mais precisamente no Grupo “Momentos na vida de um professor”, especificamente criado para o efeito, no qual é analisada a presença do supervisor num ambiente online e o modo como o comportamento de tutoria influencia a dinâmica da comunidade.
Neste artigo será apresentada parte da investigação eminentemente interpretativa e descritiva, centrada na descrição e reflexão sobre as implicações da presença pedagógica do supervisor do referido Grupo na conceção e desenvolvimento da comunidade de aprendizagem em ambiente online.
A base da nossa investigação assenta no modelo teórico de comunidade de aprendizagem de Garrison, Anderson & Archer (2000) de acordo com o qual aferimos a presença pedagógica do supervisor do referido Grupo constituído como espaço virtual de comportamentos de supervisão
O diagnóstico e compreensão da presença pedagógica teve como suporte de recolha de dados a versão portuguesa do Community of Inquiry Survey Instrument da autoria de Garrison et al., traduzida para o efeito pela primeira autora (PA). A análise e discussão de resultados do estudo apresentam uma perspetiva reflexiva sobre a importância da presença pedagógica em potenciais comunidades desta natureza e com propósitos semelhantes e mostram-nos que, no que concerne à temática da supervisão pedagógica em comunidades virtuais de aprendizagem, existe um caminho, embora pouco explorado entre nós, que pode ser percorrido na área das redes sociais desenvolvidas online.
FONTE: Conceição Malho Gomes / Teresa Pessoa