A pandemia quebrou muitos paradigmas e evidenciou a necessidade de reter talento. De acordo com Pedro Monteiro, da GoodHabitz, o desenvolvimento pessoal é a chave para cativar os colaboradores.
A pandemia foi, sem dúvida, um divisor de águas para o mercado de trabalho. As empresas que souberam ser resilientes e acompanhar a mudança acabaram por sobreviver, mas aquelas que estagnaram e não souberam suprir as necessidades que ficaram ainda mais evidentes acabaram por não conseguir ultrapassar este período.
Mas, afinal, que necessidades têm de ser supridas para uma empresa evoluir no período pós-pandémico? De acordo com Pedro Monteiro, Sales Manager na GoodHabitz, o segredo está no investimento em aprendizagem para os recursos humanos das organizações, a fim de conseguirem reter talento. Para isso, o responsável da GoodHabitz assegura que só a aposta no desenvolvimento pessoal é o caminho.
E de que forma as empresas estão a acompanhar essa necessidade? Será que encaram o desenvolvimento pessoal como fundamental ou como dispensável? Que mudanças precisam, ainda, de acontecer para que as organizações entendam que o seu principal ativo está nos seus colaboradores? Em entrevista, Pedro Monteiro respondeu a estas e a outras questões.
De que forma o desenvolvimento pessoal pode ajudar na retenção de talento?
O desenvolvimento pessoal tornou-se imprescindível na retenção de talento. De acordo com o estudo “O atual estado da Gestão de Talento”, que desenvolvemos recentemente em Portugal, cerca de 68% dos trabalhadores acredita que a falta de oportunidades de desenvolvimento pessoal é uma razão válida para procurarem um novo empregador que lhes ofereça essas oportunidades. Simultaneamente, dados nossos mostram também que 91% dos colaboradores portugueses consideram que esta contribui para o seu bem-estar no local de trabalho.
Nos dias que correm, existe uma vontade declarada dos colaboradores de terem acesso à formação e uma crescente sensibilidade das chefias para esta tendência, que foi claramente acelerada pela pandemia. Investir em formação é essencial para as organizações e colaboradores serem capazes de responder a necessidades repentinas e emergentes, gerir a mudança, aumentar o nível de motivação, a performance e resiliência.
O capital humano das empresas é o que define o seu sucesso, por isso, o upskilling e o reskilling têm ganho um novo valor em 2022, e a aprendizagem começa, assim, a tornar-se, mais do que uma necessidade, é um must have, um caminho para reter talento e ganhar vantagem competitiva no mercado. Por outro lado, é fulcral introduzir e criar novos hábitos para uma aprendizagem digital, onde o e-learning deve ter um papel de destaque. É este formato que vai permitir a agilidade necessária para aprendermos a qualquer momento e de forma contínua. O contexto mudou muito num curto espaço de tempo e as empresas que não perceberem isto vão ficar para trás.
De acordo com o estudo que referiu, 1 em cada 5 portugueses acredita que a organização para a qual trabalha não oferece oportunidades de desenvolvimento pessoal. Porque é que isto acontece?
Com as mudanças profundas que o mundo e o mercado de trabalho atravessam, influenciados pela tecnologia, e por novos comportamentos sociais, as empresas começaram já a reconhecer a importância de formar os colaboradores com novas competências. No entanto, olhando para a generalidade do tecido empresarial, apesar de haver uma maior abertura, ainda há caminho a percorrer no mundo da formação e desenvolvimento pessoal.
Embora a forma como as empresas olham para os seus recursos humanos e para os benefícios oferecidos tenha evoluído muito nos últimos tempos, muito impulsionados pelas necessidades exigidas pelas novas gerações, existem ainda muitas empresas que continuam a ver a aprendizagem corporativa como algo acessório, e não como algo crucial, como é de facto. As empresas devem definir a Formação e o Desenvolvimento Pessoal dos Colaboradores como uma das grandes prioridades se querem ter uma empresa com capacidade de gerir o contexto atual caracterizado por uma mudança constante.
O World Economic Forum fez um estudo comparativo recente, em que concluiu que das dez competências-chave identificadas há meia dúzia de anos, apenas três ou quatro se mantêm no ranking atual. Penso que isto diz tudo sobre a pertinência da aposta que as empresas devem fazer nesta área.
Como se pode inverter esta tendência?
Num mundo em constante mudança e cada vez mais digital, é essencial desenvolver uma cultura de aprendizagem nas empresas e encará-la como um elemento essencial na gestão e retenção de talento. Para que exista sucesso e satisfação profissional, é importante que a empresa demonstre interesse e abertura para aqueles que são os interesses e necessidades pessoais dos seus colaboradores.
Os nossos gestores pensam muitas vezes que sabem exatamente em que áreas as pessoas devem ser formadas. Isso é verdade muitas vezes, mas também temos de envolver as pessoas no seu processo de desenvolvimento pessoal. Elas também devem poder tomar decisões sobre aquilo que devem aprender, com base naquilo que são os seus interesses e motivações. Se o fizermos, elas vão sentir-se muito mais motivadas e reconhecer que a sua empresa efetivamente valoriza o seu desenvolvimento pessoal. Ou seja, é colocar a pessoa no centro do processo, fazer com que ela seja um agente ativo do seu próprio desenvolvimento.
Fonte: https://eco.sapo.pt/2022/09/06/a-importancia-da-formacao-para-a-retencao-de-talento/