No cenário atual, onde as mídias digitais passaram ser mais caras e o os budgets de marketing apertados e focados em aquisição, a busca por criar alternativas eficientes se torna constante e, é por isso, que o Inbound Marketing é cada vez mais relevante, tanto em agências e empresas de comunicação quanto em startups.
Mas será que este tipo de ação serve para qualquer produto ou serviço? Cabe para qualquer estratégia de crescimento das empresas? Não tem nenhuma desvantagem em relação a ações mais tradicionais? É o que vou contar mais detalhadamente.
Mas em primeiro lugar é preciso saber o que é o marketing Inbound: uma metodologia onde a principal ação e atrair o cliente criando conteúdo de valor e experiências customizadas ao seu público-alvo. Dentro deste conceito elementar, há uma serie de outras explicações e desdobramentos de estratégia, que vão desde as defesas mais fanáticas, até ações pragmáticas, mas todas elas passam por três pilares: native content que nada mais é do que a produção de conteúdo para gerar verdadeira atração ao seu público potencial; captação de dados que é vital para seguir o relacionamento com o prospect e CRM, que é a ferramenta para gerar a recorrência de contato e produzir uma frequência capaz de manter sua marca ou serviço sob a consideração do target.