Especialização Avançada em TIC na Educação

Webstudy

Partilhar

Descrição

“Quando eu estava na escola, o computador era uma coisa muito assustadora. As pessoas falavam em desafiar aquela máquina do mal que estava sempre fazendo contas que não pareciam corretas. E ninguém pensou naquilo como uma ferramenta poderosa.”
Bill Gates em palestra na Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, em 2004.

A nossa sociedade vive rodeada pelas novas tecnologias e cada vez mais as TIC são um recurso imprescindível na educação. A constante mudança, exige um grande desafio, atualização e adaptação do sistema educativo. As TIC são sem dúvida um instrumento que participa de forma colaborativa na adaptação das necessidades do sistema educativo.
Quando a educação se baseia nas TIC todo o processo se torna mais motivador para as crianças e por isso os resultados da aprendizagem serão sem dúvida mais gratificantes.
A formação é cada vez mais um valor crucial e imperativo, para que os profissionais detenham as competências fundamentais na área das TIC de forma a responder a todas as necessidades dos seus alunos.


Idade Mínima: 0
Idade Máxima: 0
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas:


No final da Especialização Avançada os formandos deverão possuir um conjunto especializado e diferenciado de conhecimentos das técnicas e materiais necessários ao desenvolvimento das suas competências profissionais utilizando as TIC, bem como adquirir competências e conhecimentos científicos (pedagógicos e tecnológicos) para a criação, desenvolvimento e avaliação de conteúdos multimédia para a Educação e Formação.


Módulo I – Teorias e Modelos de Comunicação
Teorias da Comunicação
Episódios da Evolução Histórica da Comunicação
Modelos de Comunicação

Módulo II – Sistemas Informáticos: hardware e software
História dos Computadores
Estrutura e Funcionamento de um Sistema Informático
Sistema Operativo

Módulo III – Introdução ao Ensino pela Imagem
O Ensino pela Imagem
Conceito de Imagem
Perceção Visual
Leitura da Imagem
Variáveis Bipolares para a Análise de uma Imagem Icónica
Imagem Fixa
A Imagem na Pedagogia

Módulo IV – Plataformas Moodle
Breve História do Ensino a Distância
Educação Online
Competências dos e-Formadores
Moodle
Netiqueta

Módulo V – Didática das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
Princípios da Pedagogia
Métodos Pedagógicos
Motivação dos Alunis
Didática e Tecnologia
Ferramentas para Apresentação Multimédia
Apresentações Eficazes
Apresentação Multimédia de Sucesso
PowerPoint
Quadros Interativos Multimédia

Módulo VI – Conceção e Avaliação de Software Educativo
Software Educativo
Tipos e Classificação de Software Educativo
Qualidade de Software Educativo
Análise e Avaliação de Software Educativo

Módulo VII – Recursos Tecnológicos Educativos
Recursos Tecnológicos
O Uso do Computador na Educação
Vantagens de utilizar Recursos Tecnológicos Educativos
Aplicações de Gravação para Professores
Sites e Serviços para a Sala de Aula
Microsoft Excel como Recurso Tecnológico

Módulo VIII – Métodos e Técnicas de Investigação e Análise em Educação
Conhecimento Científico
Conhecimento Científico versus Senso Comum
Tipos de Metodologias
Processo de Investigação
Instrumentos
A Publicação/Divulgação dos Resultados

Módulo IX – Elaboração, Desenvolvimento e Avaliação de um Projeto de Intervenção



4 – Formação a distância – E-learning (individual)


A avaliação do processo de formação baseia-se em três vertentes: avaliação diagnóstica (aquando do início da especialização), avaliação formativa/contínua (durante a especialização) e a avaliação sumativa (no final de cada módulo e/ou da especialização).
A classificação final na Especialização Avançada resultará da média ponderada, numa escala de 20 pontos ou percentual (0 a 100%), das classificações parcelares tendo em conta os seguintes critérios e ponderações:

AF (Média simples dos testes finais (TF) de cada módulo e do projeto final (PF)]: 80% = 48% (TF)+ 32% (PF)
PS (Participação e contribuição individuais nas sessões síncronas): 10%
AS (Assiduidade nas sessões síncronas): 10%


Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos, definidos para a especialização que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional Avançada que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota da especialização na pauta de avaliação final.
Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, este certificado é válido para a obtenção de créditos (ECTS) num estabelecimento de ensino superior, nos termos do disposto na alínea f) do nº 1 do artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto. Este certificado pode constituir-se também numa valorização curricular na admissão a concursos de emprego público e privado.


 

Partilhar